Navio Aviso Hidroceanográfico Rio Tocantins é entregue a Marinha do Brasil
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Armada (Portugués) >

Navio Aviso Hidroceanográfico Rio Tocantins é entregue a Marinha do Brasil

NavioAvisoHidroceanograficoFluvial INACE
|

(Infodefensa.com) R. Caiafa, Sao Paulo - Presidida pelo chefe do Estado-Maior do Armada, almirante-de-esquadra Fernando Eduardo Studart Wiemer, uma cerimônia acontecida na Base Naval de Val-de-Cães, em Belém (PA), marcou o batismo, mostra de armamento e transferência para o Setor Operativo da Marinha do Brasil, do navio Aviso Hidroceanográfico Fluvial (AvHoFlu) Rio Tocantins, primeiro de uma encomenda de quatro navios do mesmo modelo que estão sendo construídos pela Indústria Naval do Ceará S.A. (INACE) e que serão entregues até o final do corrente ano.

Sua construção está inserida no Projeto Cartografia da Amazônia, subprojeto Cartografia Náutica, realizado em parceria com o Exército, a Aeronáutica e o Serviço Geológico do Brasil, e coordenado pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM), organismo subordinado ao Ministério da Defesa e responsável pelo repasse dos recursos financeiros.

Os AvHoFlu destinam-se à execução dos levantamentos hidroceanográficos em águas interiores na Bacia Amazônica, sob a responsabilidade da Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN) da Marinha do Brasil, com a finalidade da atualização contínua da cartografia náutica das principais hidrovias na região, sendo de fundamental importância o conhecimento preciso e atualizado do canal de navegação dos rios amazônicos, o que possibilitará melhoria na segurança da navegação.

Os navios da classe recebem nomes de importantes rios brasileiros, como o Tocantins, segundo maior rio totalmente brasileiro, que se projeta como importante hidrovia para o escoamento de produção agrícola e mineral. Com uma tripulação de dois oficiais, quatro suboficiais e sargentos e oito cabos e marinheiros, tem como principais compartimentos relacionados com a atividade fim um laboratório seco com área de 20 metros quadrados e um paiol de material hidrográfico.



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto