Veículo blindado Alacran, em testes na Polícia Militar do Estado de Goiás
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Seguridad (Portugués) >

Veículo blindado Alacran, em testes na Polícia Militar do Estado de Goiás

Alacran centigon pmgo
|

(Infodefensa.com) Sao Paulo - O novo comandante do Comando de Policiamento da Capital (CPC) de Goiânia (GO), coronel PM Walter Azeredo Veríssimo (PMGO), visitou as dependências da Companhia de Operações Especiais (COE) onde conheceu o veiculo blindado Alacran, entregue a unidade para ser submetido a rigorosos testes de campo por 30 dias.

Projetado e fabricado no Brasil pela Centigon, o carro possui câmeras externas com telas LCD de visualização interna, tração nas quatro rodas, pesa cerca de oito toneladas e pode chegar a 160 km/h de velocidade máxima. Concebido como um transporte de tropas blindado com capacidade para oito policiais equipados, o carro foi projetado para incursões em ambientes hostis e transposição de obstáculos, podendo ser utilizado em áreas de risco como favelas ou atuar em reintegrações de posse.

O Alacran será testado pela COE, organização militar que tem como doutrina intervir em missões que envolvam o resgate de reféns, neutralização de artefatos explosivos, ocorrências em ambientes rurais e o combate ao crime de roubo a bancos. A COE foi criada pela PMGO em 1988, sendo inicialmente subordinada ao Batalhão de Choque, tornando-se Companhia Independente em janeiro de 2011. Na atualidade, conta com um efetivo de quatro oficiais e 45 praças. Os militares que desejarem ingressar na unidade devem ser aprovados ou no Curso de Operações Especiais (COESP) ou no Curso de Ações Táticas Especiais (CATE).

Centigon Alacran

O Blindado Tático Alacran, da Centigon, está em plena campanha de testes no centro-oeste brasileiro. Primeiro foi avaliado pelo Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT), agora o COE da PMGO e depois será a vez do Batalhão de Choque da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), sendo que essa ultima corporação adquiriu da Centigon dois modernos blindados do tipo Controle de Distúrbio Civil (CDC) para substituir o antigo veículo Centurion daquela força.

O Alacran e é um veículo blindado de concepção e projeto 100% nacional, cuja versão anterior já está em uso pela Policia Nacional e Armada de México, além servir de base para uma versão colombiana do carro. No mercado brasileiro, o Alacran vem despertando o interesse de diversas forças policiais como a Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMSP), e no mercado internacional, já foram feitos contatos com alguns países africanos interessados em adquirir a viatura. É uma interessante solução nacional para acabar com essa onda de carros fortes adaptados e/ou improvisados.



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto