Tiro Técnico 90 mm no Arsenal de Guerra de São Paulo
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Tierra (Portugués) >

Tiro Técnico 90 mm no Arsenal de Guerra de São Paulo

Cascavel MX8 tiro
|

O Arsenal de Guerra de São Paulo (AGSP), unidade de material bélico do Exércitro Brasileiro, realizou o tiro técnico da Viatura Blindada de Reconhecimento (VBR) Cascavel MX8 modernizada em parceria com a Equitron, fruto mais recente do Projeto Fênix.

Trata-se do mesmo blindado 6x6 exibido em Brasília durante a 4ª Mostra BID Brasil, em setembro.

O tiro técnico aconteceu no final de outubro, no Campo de Instrução do 2º Grupo de Artilharia de Campanha Leve (2º GAC L), localizado em Itu (SP), e serviu para a verificação, por parte dos técnicos do AGSP e da Equitron, do correto alinhamento e calibração do sistema de mira/tiro óptico secundário, e do novo sistema principal servo-assistido eletro-hidraulicamente da arma principal de 90 mm CM90 Mk.3 (alcance estimado de 1.6Km a 3.5Km).

Essa modernização foi instalada em uma nova torre, reprojetada e expandida, integrada com visão termal e telêmetro laser, sistema digital de comunicação e espaço protegido que permite aumentar a quantidade de munição 90 mm transportada.

Na parte externa, lançadores de mísseis anticarro (um de cada lado) complementam as modificações. (o ATGM que pode vir a dotar o MX-8 ainda não foi definido, não havendo uma previsão de quando isso poderá ocorrer).

O cronograma divulgado e cumprido pela Equitron e pelo AGSP iniciou-se em 2014, quando a modernização da plataforma veicular foi efetuada.

Nessa fase, o MX-8 recebeu um novo motor eletrônico, caixa de mudanças automáticas, freios a disco e ar-condicionado.

Na segunda fase do projeto, realizada no biênio 2015/2016, implementou-se no MX-8 o acionamento elétrico hidráulico em azimute e elevação da torre, além da instalação preliminar de tubos lançadores de mísseis, apenas para a validação do conceito, mas a visão termal e os sensores do sistema de tiro digitalizado.

Imagens: Arsenal de Guerra de São Paulo / Exército Brasileiro



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto