Tour do Sikorsky M28 na América Latina e Caribe
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Empresas (Portugués) >

Tour do Sikorsky M28 na América Latina e Caribe

Estande da Sikorsky promovendo o M28 durante a LABACE 2016. Fotos: Roberto Caiafa
|

Um longo voo intercontinental transatlântico do turboélice de transporte M28 partirá do sudeste da Polônia para realizar um tour de demonstrações pela América Latina e Caribe, segundo anunciou a norte-americana Sikorsky (uma empresa da Lockheed Martin), e sua afiliada polonesa PZL Mielec.

O avião bimotor será demonstrado para militares e civis interessados em conhecer a capacidade de transportar passageiros e carga operando em pistas de pouso curtas, não pavimentadas ou precárias.

No caso do Brasil, o M28 é tido como um dos competidores prováveis na licitação resultante de estudos encomendados pelo Comando de Aviação do Exército Brasileiro para ampliar a sua frota empregando também aeronaves de asas fixas.

A turnê começa em Port of Spain (Trinidad e Tobago), no dia 17 de março de 2017 e vai passar, até meados do mês de maio, por cidades do Brasil, Argentina, Equador, Colômbia, Panamá e México.

Os engenheiros da PZL Mielec irão demonstrar, entre outros recursos do modelo, os equipamentos necessários a rápida conversão de configuração entre transporte de passageiros, paraquedistas, carga ou evacuação aeromédica.

O M28 é certificado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), European Aviation Safety Agency (EASA) e Federal Aviation Administration (FAA) dos Estados Unidos para operação em temperaturas compreendidas entre -50 e +50 graus Celsius (°C).

Uma asa de alta sustentação, dois motores turbopropulsores Pratt & Whitney Canada PT6-65B de 1.100 shp (820 kW) e hélices de passo reversível permitem decolagem e pouso curtos seguros.

Com carga útil máxima de 2.300 Kg (5.000 lb), o M28 pode decolar e aterrissar em pistas de pouso precárias.

“Quando você combina a manobrabilidade do M28 com sua grande cabine e porta traseira tipo clamshell (concha), este avião tem potência e capacidade de carga para voar perfis de missão muito diferentes”, observou Adam Schierholz, executivo regional da Sikorsky para a América Latina.

Imagens: Roberto Caiafa / Sikorsky



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto