menú responsive
AMÉRICA | Empresas
-/5 | 0 votos

LAAD 2019

Avibras testa seu míssil AV-MTC no Rio Grande do Norte


AV-MTC Avibras Aeroespacial y Defensa LAAD 2019


10/04/2019 | Rio de Janeiro, RJ

Roberto Caiafa

O míssil de cruzeiro AV-MTC (designação dada  pela Avibras Aeroespacial) é o principal vetor de dissuasão do Exército Brasileiro. A empresa, como pôde conhecer a infodefensa na LAAD 2019, fez pelo menos dois disparos em alcance máximo (instrumentados) de modo bem discreto, a partir da Barreira do Inferno, no Rio Grande do Norte (sem confirmação oficial). 

Após a LAAD 2019, o programa de homologação prosseguirá com a execução dos tiros de validação, incluindo no alcance máximo,  que não haviam sido realizados ainda devido a falta de sistemas (radares e telemetria) e locais adequados à função no Brasil.

Uma opção conhecida no exterior seria a contratação e uso das instalações do Overberg Test Range, um campo de provas sul-africano localizado na região sudeste da África do Sul que já foi utilizado pela Avibras (em parceria com a Mectron) no desenvolvimento do míssil ar-ar WVR de 5ª geração A-Darter.

Brasil terá uma versão "premium"

 

Com alcance declarado de 300  quilômetros e ogiva de guerra avaliada em 200 kg (versão para exportação), o míssil nessa configuração atende ao Regime de Controle de Mísseis e Foguetes ou MTCR, acordo do qual o Brasil é signatário.

No entanto, e segundo o Exército Brasileiro, a versão brasileira, para a Defesa da Nação, apresenta alcance e payload bastante superiores, de acordo com declaração do gerente do Programa Estratégico do Exército Astros 2020, general Monteiro, dada em 2018.

Imagenes: Roberto Caiafa / Exército Brasileiro.

 © Information & Design Solutions, S.L. Todos los derechos reservados. Este artículo no puede ser fotocopiado ni reproducido por cualquier otro medio sin licencia otorgada por la empresa editora. Queda prohibida la reproducción pública de este artículo, en todo o en parte, por cualquier medio, sin permiso expreso y por escrito de la empresa editora.

ENVÍO DE LA NOTICIA A UN AMIGO
Correo electrónico
Tu nombre
Mensaje