Brasil aprova a modernização dos helicópteros Fennec AvEx e Super Pantera
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Defensa (Portugués) >

Brasil aprova a modernização dos helicópteros Fennec AvEx e Super Pantera

El Fennec AvEx del Ejército Brasileño será en el futuro equipado con el sistema SiAAH. Foto: Victor M.S. Barrera.
|

O Exército Brasileiro deverá adquirir um moderno sistema modular que permitirá incrementar significativamente a capacidade de inteligência, reconhecimento armado, vigilância e aquisição de alvos dos helicópteros HA-1 Fennec AvEx e HM-1 Super Pantera empregados pelo Comando da Aviação do Exército (CAvEx).

Informações anteriormente recebidas desde o CAvEx indicam que a exército deverá adquirir 12 conjuntos completos para os Fennec AvEx e ocho conjuntos completos para os Super Pantera. No entanto, toda a frota será equipada com provisões para receber o SiAAIH. O projeto faz parte do Programa Estratégico do Exército Aviação do Exército (Prg EE AvEx) executado pelo Escritório de Projetos do Exército (EPEx).

O Estado-Maior do Exército (EME) aprovou recentemente os Requisitos Operacionais (RO) e os Requisitos Técnicos, Logísticos e Industriais (RTLI) do SiAAIH. Deverá ser proximamente realizada a audiência pública para retirada de dúvidas e esclarecimentos aos potenciais concorrentes. A expectativa é que um lote inicial seja testado até Dezembro de 2019.

Diversas empresas já demonstraram interesse no projecto, incluindo a Helibras/Airbus Helicopters, a Rafael Advanced Defense Systems e a AEL Sistemas, assim como fornecedores dos Estados Unidos.

Os sistemas de armasSuper Pantera do CAVEx em missão no CADIM da Marinha do Brasil. Foto Victor M. S. Barreira.

O SiAAIH é composto pelo subsistema de armas; subsistema de aquisição de alvos e imagens com a finalidade de adquirir, identificar e guiar o subsistema de armas até o alvo, bem como realizar a indicação de alvos para outras aeronaves e vetores de combate; o subsistema de transmissão de imagens e dados com a função de transmitir as imagens e dados obtidos e permitir a troca de informações de forma segura entre a aeronave; o subsistema de recepção de imagens e dados em solo para permitir a troca de informações de forma segura entre o solo e o subsistema de transmissão de imagens e dados da aeronave; e o subsistema de simulação com a função de permitir o treinamento das tripulações.

O subsistema de armas para o Fennec AvEx consiste em integrar um casulo com metralhadora de 12.7x99 mm; lançador múltiplo para 7 foguetes guiados e não guiados de 70 mm; míssil ar-solo guiado e lançador; e metralhadora de 7,62x51 mm multi-canos de alta-cadência. No Super Pantera, deverão ser integrados um casulo com metralhadora de 12.7x99 mm; lançador múltiplo para 19 foguetes guiados e não guiados de 70 mm; míssil ar-solo guiado e lançador; metralhadora de 7,62x51 mm multi-canos de alta-cadência; e um computador de missão.

O subsistema de aquisição de alvos e imagens deve incluir uma plataforma eletro-ótica com sensores de infravermelhos e CCD TV colorido com resolução de imageamento diurno e termal igual ou superior a 1280x720 pixels.

O exército deseja também que o SiAAIH inclua um modo que permita o emprego de mísseis ar-ar.

Os lançadores de 19 foguetes de 70 mm Thales Belgium FZ207 que serão instalados nos Super Pantera, os braços de armamentos para os Fennec AvEx, bem como os casulos FN Herstal HMP com metralhadoras FN Herstal M3P, que serão utilizados pelos dois modelos de aeronaves, serão fornecidos pelo exército. O Fennec AvEx emprega hoje lançadores múltiplos Avibras AV-LM 70/7-SF M9B com capacidade para 7 foguetes de 70 mm.

A Helibras, uma subsidiária brasileira da Airbus Helicopters moderniza 34 helicópteros HB350 L1Esquilo e AS550A2 Fennec para o padrão Fennec AvEx e 34 AS365K2 Pantera para o padrão AS365K2 Super Pantera.



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto