Abimde completa 35 anos de trabalho em prol da BIDS
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Empresas (Portugués) >

Abimde completa 35 anos de trabalho em prol da BIDS

A ABIMDE conta com mais de 200 empresas associadas em todo o País.
|

A ABIMDE (Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança) completou, no último domingo (09/08), 35 anos de existência. A mais importante e representativa entidade do setor chega ao ano de 2020 apresentando forte crescimento.

Um exemplo dessa evolução está no número de associados, que cresceu mais de 30% nos últimos 12 meses. “De 2018 até agora, saltamos de 160 para mais de 200 associadas, o que mostra o grande trabalho de nossa equipe”, comenta o presidente da entidade, Dr. Roberto Gallo. Segundo ele, a “redescoberta” do setor de Defesa e Segurança colaborou para esse crescimento, mesmo em tempos de crise econômica para o país.

A ABIMDE tem realizado iniciativas em diversos campos de ação. Um bom exemplo, que se aperfeiçoa ao longo dos tempos, é a parceria com a APEX – Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). “Com essa parceria, desenvolvemos projetos setoriais de fomento às exportações e abertura de novos mercados internacionais, inserindo empresas que ainda não são exportadoras e consolidando as que já negociam com o exterior”, explica Gallo.

Parcerias internacionais Essas parcerias seguem também no âmbito internacional.

A ABIMDE criou um importante canal com outro mercado de grande importância estratégica: a Índia.

A entidade firmou parceria com a SIDM (Society of Indian Defence Manufacturers), que é o principal órgão da indústria de defesa do país asiático. Cabe, ainda, destaque para o acordo de parceria com a CCAB (Câmara de Comércio Árabe Brasileira) para ações comuns com os países membros.

Um outro exemplo de interação para o comércio exterior são os Diálogos das Indústrias de Defesa Brasil-Estados Unidos, promovidos em parceria com a Câmara de Comércio norte-americana.

Outra iniciativa é o Brazilian Defense Day, um projeto inovador que aproxima indústria e entidades governamentais, cuja primeira edição foi com representantes do Egito.

"O Brazilian Defense Day é algo inovador, que surge com grande potencial. Uma excelente oportunidade para quem souber explorar", explica Paulo Albuquerque, diretor de projetos da ABIMDE.

Mostra BID Brasil

Um exemplo da força da ABIMDE junto ao setor é a Mostra BID Brasil, que chega à sua 6ª edição e, este ano, ocorre entre os dias 24 e 26 de novembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF).

O evento chega com o objetivo de divulgar produtos, serviços e inovações das indústrias da BIDS no mercado interno e no exterior.

Os visitantes poderão conhecer desde sistemas de uso dual, que envolvem a utilização da tecnologia para gestão de cidades inteligentes em diferentes setores, por exemplo, até aeronaves, armamentos, carros de combate, radares, drones, cyber security.

Em razão da pandemia, a edição deste ano terá também ações de prevenção e combate à Covid-19, com a exposição de diversos produtos e serviços pensados para agir contra o novo coronavírus.

Além disso, a organização do evento também terá medidas especiais, com a adoção de novos protocolos sanitários para evitar a propagação do vírus, dentre eles, mudanças na estrutura e disposição dos estantes, criação de novas áreas comuns abertas, ampliação de corredores, distribuição de máscaras e instalação de dispositivos com álcool gel em todas as dependências da mostra, portais de descontaminação, câmeras com leitura termal e robôs com luzes ultravioletas, além de outros equipamentos.

Estas e outras informações estão no site oficial da Mostra (www.mostrabidbrasil.com). Nele, é possível conferir também todos os apoiadores do evento, expositores e o que será apresentado em novembro.

Divulgando ações da BIDS

A ABIMDE também tem atuado fortemente para a divulgação das ações de suas associadas, tanto em seu site oficial quanto em seus perfis nas redes sociais.

Para reforçar esse trabalho, a entidade criou mais uma ferramenta: o Portal BIDS (www.portabids.com.br).

Trata-se de um site onde as associadas podem divulgar suas ações, serviços e estratégias em prol do país, reforçando suas principais parcerias e também a participação em importantes eventos nacionais e internacionais.

O site também apresenta notícias sobre a atuação das Forças Armadas e das forças de segurança nacional, complementando as informações relevantes para as empresas do setor.

Ação intensa durante a pandemia

A ABIMDE também se posicionou com firmeza e agilidade no combate à Covid-19 ao criar o Grupo de Trabalho GT-Corona, identificando soluções que a Base Industrial de Defesa e Segurança (BIDS) pode oferecer para prevenção e ataque ao Coronavírus.

A iniciativa uniu organizações das mais distintas áreas, que passaram a contribuir com produtos, serviços e tecnologias.

Ainda devido às restrições sanitárias, a ABIMDE investiu fortemente na realização de eventos virtuais para levar informações estratégicas para as empresas da BIDS. “A ABIMDE, que já vinha apostando em lives e webinars, consolidou definitivamente sua presença no ambiente digital”, comenta o vice-presidente Executivo da associação, Almirante Rodrigo Hônkis. “Nós mantemos, mesmo durante a pandemia, o compromisso em trazer às associadas e ao público em geral conteúdos relevantes sobre os setores de Defesa e Segurança. Afinal, este é um dos mais importantes segmentos econômicos do Brasil e que, constantemente, passa por atualizações e modernizações. Estar atento ao que ocorre dentro do nosso país neste setor e também conectado com o que tem sido feito por outras nações é de extrema importância para que possamos avançar cada vez mais no sentido de nossa autonomia e soberania nessa área. A pandemia nos afastou fisicamente, mas o digital nos aproximou grandemente de importantes entidades ao redor do mundo e até mesmo de nossas empresas associadas, que são presença constante nos eventos e no consumo dos conteúdos que temos preparado ao longo desses tempos de isolamento social", completou.



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto