menú responsive
AMÉRICA | Tierra
-/5 | 0 votos

Processo de renovação

Exército Brasileiro revitaliza obuseiros autopropulsados e veículos remuniciadores

Obuseiros Autopropulsados M-109 revitalizados no Pq R Mnt/5

Obuseiros Autopropulsados M-109 revitalizados no Pq R Mnt/5

24/03/2021 | Belo Horizonte

Roberto Valadares Caiafa

O Exército Brasileiro (EB) segue reestruturando a Artilharia de Campanha com equipamento moderno. Após dois anos, o Parque Regional de Manutenção da 5ª Região Militar (Pq R Mnt/5), de Curitiba (PR), finalizou a revitalização de vinte viaturas blindadas de combate obuseiro autopropulsado (VBCOAP) M109A5 e dezenove veículos blindados remuniciadores (VBTE Remun) M992A2, da segunda fase do projeto de revitalização desse tipo de material.

Apoiando esses trabalhos, o Parque Regional de Manutenção da 3ª Região Militar (Pq R Mnt/3) de Santa Maria (RS) recebeu suprimentos e capacitação técnica do Pq R Mnt/5 ficando assim apto para efetuar a recuperação de dezoito M109A5 e nove M992A2 em paralelo.

O material revitalizado foi destinado ao 5º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (5ª GAC AP), de Curitiba (PR), ao Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (3º GAC AP) e ao Centro de Instrução de Blindados (CIBld), ambos localizados na cidade de Santa Maria (RS).

A Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende (RJ) também recebeu uma parte desse material para emprego na formação de futuros oficiais.

Ainda serão contemplados o 29° Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (29º GAC AP), de Cruz Alta (RS) e outras organizações militares a serem definidas pelo Estado-Maior do Exército.

Logística Militar Integrada

 

A primeira fase deste projeto foi concluída em dezembro de 2019 com a entrega de trinta e dois VBCOAP M109 A5+BR modernizadas nos Estados Unidos pela BAE Systems, quando também ocorreu em paralelo a capacitação de engenheiros e sargentos mecânicos do Pq R Mnt/5.

Essa equipe experiente atuou anteriormente no programa de modernização da VBTP M113BR, também realizada no Pq R Mnt/5 em conjunto com a empresa BAE Systems.

A participação desse pessoal qualificado nos M109A5+BR permitiu a recuperação dos blindados M-109 estocados no Brasil, uma transferência de tecnologia que gera independência.

 

 © Information & Design Solutions, S.L. Todos los derechos reservados. Este artículo no puede ser fotocopiado ni reproducido por cualquier otro medio sin licencia otorgada por la empresa editora. Queda prohibida la reproducción pública de este artículo, en todo o en parte, por cualquier medio, sin permiso expreso y por escrito de la empresa editora.

ENVÍO DE LA NOTICIA A UN AMIGO
Correo electrónico
Tu nombre
Mensaje