Exército Brasileiro revitaliza obuseiros autopropulsados e veículos remuniciadores
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Tierra (Portugués) >

Exército Brasileiro revitaliza obuseiros autopropulsados e veículos remuniciadores

Obuseiros Autopropulsados M-109 revitalizados no Pq R Mnt5
|

O Exército Brasileiro (EB) segue reestruturando a Artilharia de Campanha com equipamento moderno. Após dois anos, o Parque Regional de Manutenção da 5ª Região Militar (Pq R Mnt/5), de Curitiba (PR), finalizou a revitalização de vinte viaturas blindadas de combate obuseiro autopropulsado (VBCOAP) M109A5 e dezenove veículos blindados remuniciadores (VBTE Remun) M992A2, da segunda fase do projeto de revitalização desse tipo de material.

Apoiando esses trabalhos, o Parque Regional de Manutenção da 3ª Região Militar (Pq R Mnt/3) de Santa Maria (RS) recebeu suprimentos e capacitação técnica do Pq R Mnt/5 ficando assim apto para efetuar a recuperação de dezoito M109A5 e nove M992A2 em paralelo.

O material revitalizado foi destinado ao 5º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (5ª GAC AP), de Curitiba (PR), ao 3º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (3º GAC AP) e ao Centro de Instrução de Blindados (CIBld), ambos localizados na cidade de Santa Maria (RS).

A Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende (RJ) também recebeu uma parte desse material para emprego na formação de futuros oficiais.

Ainda serão contemplados o 29° Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (29º GAC AP), de Cruz Alta (RS) e outras organizações militares a serem definidas pelo Estado-Maior do Exército.

Logística Militar Integrada

A primeira fase deste projeto foi concluída em dezembro de 2019 com a entrega de trinta e dois VBCOAP M109 A5+BR modernizadas nos Estados Unidos pela BAE Systems, quando também ocorreu em paralelo a capacitação de engenheiros e sargentos mecânicos do Pq R Mnt/5.

Essa equipe experiente atuou anteriormente no programa de modernização da VBTP M113BR, também realizada no Pq R Mnt/5 em conjunto com a empresa BAE Systems.

A participação desse pessoal qualificado nos M109A5+BR permitiu a recuperação dos blindados M-109 estocados no Brasil, uma transferência de tecnologia que gera independência.



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto