US Army envia 50 veículos blindados para o Exército brasileiro como reforço
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Tierra (Portugués) >

US Army envia 50 veículos blindados para o Exército brasileiro como reforço

USARMY SIERRA DEPOT
|

O Exército Brasileiro está prestes a desembarcar no Porto de Paranaguá (Estado do Paraná, região sul do Brasil), 50 veículos blindados sobre lagartas do tipo AFV (Armoured Fighting Vehicles) entregues pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos (DoD) por meio do programa Excess Defense Articles (EDA).

Parte do Projeto Estratégico do Exército denominado Obtenção de Capacidade Operacional Plena (PEE OCOP), esse fornecimento foi posto em prática através do programa Foreign Military Sales (FMS) do Governo dos Estados Unidos da América.

A frota inclui 12 veículos blindados de transporte de pessoal (APC) M113A2, 34 veículos posto de comando M577A2 (que usam como base o M-113) e quatro veículos de recuperação M88A1, altamente especializados em tarefas de manutenção, socorro e resgate em campo de viaturas blindadas.

O Exército Brasileiro já opera uma expressiva frota de blindados M-113, e implementou importantes programas de upgrade de boa parte de sua frota ao longo dos anos.

A compra dos M577 vem preencher uma lacuna histórica. O tipo é mecanicamente idêntico às versões de transporte de infantaria e caracteriza-se por um compartimento de maiores dimensões (mais alto) com um arranjo interior diferente, acomodando instalações básicas que permitem ao comando de uma unidade de infantaria blindada se comunicar, obter informações e dar ordens.

A viatura conta com um sistema de comunicações rádio moderno, que liga as unidades no terreno aos níveis hierárquicos mais elevados, e vice-versa. O interior dos veículos normalmente estão configurados conforme as especificações e necessidades dos países utilizadores, e mesmo entre operadores do mesmo país, é comum um arranjo interno distinto.

Além do habitáculo posterior elevado, o M577 pode receber na sua traseira uma tenda militar. Montada em alguns minutos, transforma o veículo em num posto de comando fixo.

Os blindados, todos anteriormente operados pelo Exército dos Estados Unidos (US Army), foram transferidos do Anniston Army Depot, no estado do Alabama, e do Sierra Army Depot, localizado no estado da Califórnia, para o porto de Nova York, de onde serão enviados ao Brasil por navio nos próximos dias pela empresa norte-americana Tigers Global Logistics.

Imagens: Sierra Army Depot/US Army



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto