O Consórcio RAFALE apresenta no Rio de Janeiro o plano do transferência de tecnologia irrestrita
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Aire (Portugués) >

O Consórcio RAFALE apresenta no Rio de Janeiro o plano do transferência de tecnologia irrestrita

Rafale B1
|

(Infodefensa.com) R. Caiafa, Belo Horizonte (Brasil) - O Consórcio RAFALE International, formado pelas companhias francesas Dassault Aviation, Thales e Snecma, promoveu na última terça-feira, na sede do Sistema Firjan no Rio de Janeiro, um seminário para dar continuidade ao aprimoramento da proposta de transferência de tecnologia para fabricação do caça RAFALE no Brasil. Cerca de 170 empresários e acadêmicos compareceram para apresentar suas perspectivas e discutir possibilidades de parcerias entre empresas e entidades brasileiras e francesas. Com o título de Rafale Technology Workshop: Oportunidades para o Rio de Janeiro, o evento foi realizado com o apoio do Sistema FIRJAN, SEBRAE-RJ e do Consulado Geral da França no Rio de Janeiro.

A iniciativa é parte dos esforços do Consórcio, que participa com o caça RAFALE do processo de escolha da nova aeronave de combate brasileira (Programa F-X2), de dar início ao programa de cooperação industrial que integra a proposta feita ao Brasil. A França é a única concorrente do F-X2 que oferece transferência de tecnologia irrestrita ao Governo Brasileiro e a companhias e entidades locais – os projetos de offsets e transferência tecnológica cobrirão mais de 160% do valor do contrato de aquisição das aeronaves. No primeiro semestre de 2011 foram realizados outros três eventos semelhantes, nas cidades de São José dos Campos, Belo Horizonte e São Bernardo do Campo.

Após as apresentações das empresas brasileiras e francesas, os empresários fortaleceram o relacionamento e trocaram informações com as 15 empresas francesas parceiras do consórcio. Foram assinadas oito cartas de intenção que complementam ou ampliam o conjunto de acordos já firmados pelo Consórcio, que se somarão às mais de 60 já protocoladas com cerca de 50 entidades/empresas brasileiras. Entre elas a brasileira Avibrás, que assinou um acordo de ampliação de parcerias com a empresa francesa MBDA dentro do programa de fabricação de mísseis para a Marinha do Brasil.

Durante o evento, também foram assinadas acordos de cooperação com instituições de ensino do Rio de Janeiro. A Escola Politécnica da UFRJ firmou parceria com a Snecma, empresa membro do Consórcio Rafale, para o desenvolvimento de pesquisas e a implementação de um laboratório na UFRJ direcionado a estudos de ciências espaciais.

Jean-Marc Merialdo, diretor da Dassault Aviation no Brasil, apresentou os diferenciais do programa RAFALE e comentou os planos do Consórcio para a indústria brasileira: “Este seminário completa com sucesso a série de eventos planejados para 2011, que reuniram mais de 600 empresários e grandes entidades brasileiras em nome da inovação e da tecnologia de ponta na indústria aeroespacial. O seminário de hoje é mais um passo no processo único de transferência irrestrita de tecnologia proposto pela RAFALE International”.

Lea la noticia en español.



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto