Brasil perde helicóptero EC130 em incêndio intencional
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Brasil (Portugués) >

Brasil perde helicóptero EC130 em incêndio intencional

Quaima1
Os destroços calcinados do Ibama 01 no Aeroclube de Manaus (Imagem: PMAM)
|

Na madrugada de domingo para segunda feira, dois helicópteros EC130 B4 da frota do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) baseados em Manaus (AM) foram incendiados, e um dos aparelhos ficou completamente destruído.

O ataque contra as aeronaves do Ibama acontece semanas após uma mega operação interagências, que contou inclusive com a participação do Ministério da Defesa, Polícia Federal e das Forças Armadas, e resultou na destruição de balsas e dragas ilegais (mais a contaminação por mercúrio) usadas por gangues de garimpeiros que operavam ilegalmente no rio Madeira e região.

O local do ataque incendiário, o Aeroclube de Manaus, é uma área movimentada e que conta com uma Delegacia de Polícia 24 horas, o 12º Distrito Integrado Policial, portanto, os dois invasores que atacaram os helicópteros, segundo testemunhas, sabiam exatamente do risco que estavam incorrendo ao invadirem área de segurança com presença policial armada.

A nota divulgada pelo Ibama informa que a Polícia Federal em Manaus  foi acionada e está investigando o ataque incendiário para localizar e prender os envolvidos.

Ataques recorrentes

Não é a primeira vez que aeronaves da frota do Ibama ou a serviço do orgão se envolvem em acidentes ou são alvos de ataques de retaliação. Em 2012, um helicóptero do orgão teve seus fios de comando do rotor de cauda cortados propositalmente, e a perícia da Polícia Federal comprovou a sabotagem. 

A época, o Ibama atuava na chamada Operação Soberania contra desmatamentos ilegais nos Estados do Mato Grosso e Pará, e o helicóptero sabotado era peça importante no apoio a fiscalização contra crimes transnacionais de contrabando de madeira brasileira para a Europa.

Em operações pelo País, vários helicópteros do orgão sofreram acidentes, alguns com vítimas fatais, como o ocorrido em dezembro de 2020 na divisa de Mato Grosso com Mato Grosso do Sul (uma morte-piloto). 

Ibama helicoptero divulgacao pm am 848x477Os destroços calcinados do Ibama 01 no Aeroclube de Manaus (Imagem: PMAM)

Em 2011 duas ocorrências insólitas na mesma região dominada por criminosos no Estado do Pará. 

Em abril daquele ano, a sede do orgão na cidade de Novo Progresso foi invadida por criminosos que atacaram uma das aeronaves com cabos de aço e cadeados, de modo a impedir que o aparelho continuasse atuando na Operação Disparada, que combatia a criação de gado em áreas ilegalmente desmatadas. 

Em setembro, ocorre a queda de um outro  helicóptero do Ibama na cidade de Itaibuna, com perda total de material mas sem feridos.



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto