Brasil e ThyssenKrupp iniciarão construção da primeira fragata Tamandaré em setembro
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Brasil (Portugués) >

Brasil e ThyssenKrupp iniciarão construção da primeira fragata Tamandaré em setembro

Tamandaré Class Project Marinha do Brasil1
Fragata Tamandaré. Foto: MB
|

O Comandante de Operações Navais da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen e comitiva, acompanhado pelo Comandante do 5º Distrito Naval, Vice-Almirante Sílvio Luiz dos Santos, realizaram visita protocolar ao Escritório de Apoio Administrativo do Programa Fragatas Classe Tamandaré em Itajaí (EAAPFCTI), da Emgepron, bem como no Escritório de Fiscalização da empresa, localizado no ThyssenKrup Estaleiro Brasil Sul (tkEBS).

O tkEBS construirá as quatro fragatas conforme previsto no contrato assinado em 4 de março de 2020, entre a Emgepron e a Sociedade de Propósito Específico Águas Azuis (SPE Águas Azuis).

CON visita a ThyssenKrup Estaleiro Brasil Sul

Durante a visita ao tkEBS, o Comandante de Operações Navais assistiu a uma breve explanação proferida pelo CEO da SPE Águas Azuis, Sr. Fernando de Almeida Queiroz e pelo CEO do tkEBS, Sr. Paul Kempers (imagem: Marinha do Brasil)

Durante a visita ao tkEBS, o Comandante de Operações Navais assistiu a uma breve explanação proferida pelo CEO da SPE Águas Azuis, Sr. Fernando de Almeida Queiroz e pelo CEO do tkEBS, Sr. Paul Kempers, que apresentaram o estágio atual de desenvolvimento do período de Mobilização do estaleiro para a construção das Fragatas Classe Tamandaré.

Na ocasião, a comitiva foi apresentada à equipe de fiscalização da Emgepron, baseada no escritório da empresa dentro do estaleiro, e percorreu as instalações do tkEBS verificando, “in loco”, o andamento das atividades que precedem a construção da primeira fragata, prevista para iniciar em setembro deste ano.

Emgepron

A Empresa Gerencial de Projetos Navais (Emgepron) já está com seu escritório instalado desde o mês de agosto de 2020 em Itajaí. Será ela a responsável pelo gerenciamento do projeto de construção de quatro Fragatas da Classe Tamandaré de alta tecnologia.

Localizado no bairro Murta, o escritório fica no interior do Estaleiro Brasil Sul, adquirido pela ThyssenKrup Marine Systems em 2020.

O espaço facilitará o acompanhamento e a fiscalização da execução do PFCT, estando próximo à SPE Águas Azuis, responsável pela construção das fragatas, provendo também apoio à Marinha do Brasil, bem como a proximidade com a Prefeitura da cidade, e a sua empresa Itajaí Participações.

Os investimentos somam R$ 9,1 bilhões e o projeto será executado no estaleiro Oceana.

PROGRAMA FRAGATA CLASSE TAMANDARE

Arte: Infodefensa

Inicialmente está sendo montado a equipe de líderes e profissionais de diversas áreas, inclusive alguns que já trabalham na construção de Fragatas.

Com essa ação, a gigante alemã Thyssenkrupp Marine Systems, almeja muito além das fragatas para a Marinha do Brasil, abrindo portas para a construção em Itajaí de embarcações de defesa para clientes de toda a América do Sul.

A construção trabalhará com expectativa de taxas de conteúdo local acima de 30% para o primeiro navio e de 40% para os demais.

Os termos foram assinados por representantes da Empresa Gerencial Projetos Navais (Emgepron) e da sociedade de propósito específico (SPE) Águas Azuis, formada pela Thyssenkrupp Marine Systems, Embraer Defesa & Segurança e Atech.

Tamandare frigate 2

A Empresa Gerencial de Projetos Navais (Emgepron) é a responsável pelo gerenciamento do projeto de construção de quatro Fragatas da Classe Tamandaré de alta tecnologia. (Imagem: Marinha do Brasil) 



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto