Holanda adquire cinco aeronaves KC-390 da Embraer
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Brasil (Portugués) >

Holanda adquire cinco aeronaves KC-390 da Embraer

KC390A
A Holanda adquiriu cinco KC-390 com a primeira entrega prevista para 2026 (Imagem: Roberto Caiafa)
|

Segundo declarações dadas a imprensa holandesa pelo secretário de Estado da Defesa Christophe van der Maat, o Ministério da Defesa da Holanda já teria encontrado um sucessor para o C-130H Hercules, e esse substituto é o Embraer KC-390 (C-390M) da fabricante brasileira Embraer. 

A intenção é que a primeira nova aeronave de transporte chegue à Holanda em 2026.  O secretário de Estado escreveu isso para a Câmara dos Representantes na última quinta-feira (16/6). Os quatro Hércules C-130 holandeses chegaram ao fim de sua vida útil. 

Instantu00e2neo 001O secretário de Estado da Defesa Christophe van der Maat. Foto: Twitter

Inicialmente, a intenção era continuar voando até pelo menos 2031, mas os Hércules são cada vez menos disponíveis devido a inúmeras panes. Decidiu-se, portanto, substituí-los em 2020.

Inicialmente seria uma substituição um por um, totalizando quatro aviões C-390M, mas posteriormente esse número foi aumentado para cinco aeronaves, de modo a incrementar substancialmente as horas de voo, algo que o C-130 não faz com quatro aeronaves, afirmou Van der Maat. 

O secretário de Defesa holandês referiu-se também às evacuações no Afeganistão em 2021 e à situação de segurança drasticamente alterada no flanco leste da Europa após a invasão da Ucrânia. “A compra dos KC390 vai aumentar a disponibilidade de transporte para as forças armadas da Holanda. Com uma expansão de 2.400 para 4.000 horas de voo, as unidades adquiridas poderão ser melhores e mais frequentemente suportadas. A Holanda também contribuirá para preencher um déficit europeu. A capacidade adicional de transporte também beneficia a velocidade de resposta a calamidades e missões humanitárias.”

KC390bO avançado painel do C-390M é dominado pela aviônica Pro Line Fusion da Collins Aerospace. Foto: R. Caiafa

O Ministério da Defesa holandês estabeleceu diferentes requisitos para o sucessor do C-130. Na pesquisa e avaliação do mercado, o C-390M saiu melhor que o C-130J da Lockheed Martin, que foi visto como uma alternativa. 

Por exemplo, a disponibilidade do C-390M é maior, o dispositivo pontua melhor em vários requisitos operacionais e técnicos e requer menos manutenção. Além disso, o C-390M já pode atender ao requisito mínimo de 2.400 horas de voo com 4 aeronaves. 

O C-130J precisa de 5 aeronaves para isso. A intenção é que o C-390M também participe do Comando Europeu de Transporte Aéreo. Esta é uma parceria na área do transporte aéreo de 7 países europeus. 

A adição do C-390M beneficiará o agrupamento e o compartilhamento de capacidades em um contexto europeu. Isso é feito com tipos semelhantes, mas também diferentes, de aeronaves de transporte.

Kc390 3

O C-390M voa mais rápido, tem maior rentabilidade por hora de voo e possui sonda para ser reabastecido em voo (Imagem: Roberto Caiafa)



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto