A Centauro II e a torre Hitfact MK II, as propostas do IDV e Leonardo para o Exército Brasileiro
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Brasil (Portugués) >

A Centauro II e a torre Hitfact MK II, as propostas do IDV e Leonardo para o Exército Brasileiro

Centauro IIa
O Centauro II no estande do Consórcio CIO, Eurosatory 2022 (Imagem: Roberto Caiafa)
|

A fábrica da Oto Melara/Leonardo no norte da Itália possui uma longa tradição na produção de armamento, começando pelos meios navais. Para conhecer de perto as instalações que fazem parte do processo de fabricação de importantes itens de Programas Estratégicos das Forças Armadas Brasileiras, a reportagem de  Infodefensa esteve na cidade de La Spezia atendendo a um convite da italiana Leonardo.

WhatsApp Image 2022 06 29 at 12.43.22As instalações da Oto Melara/Leonardo em La Spezia (Imagem: Google Maps)

Centauro II 8x8

A licitação do Exército Brasileiro denominada VBC CAV 8x8 prevê a compra inédita de uma plataforma 8x8 armada com canhão, que pode ser de 105 mm ou 120mm. 

O Consórcio IDV Oto Melara/Leonardo oferece ao Brasil o seu veículo blindado sobre rodas Centauro II, fruto da união de competências entre a IDV, que produz a plataforma (chassi motorizado) em Bolzano, e a Oto Melara/Leonardo, que fabrica a torre HITFACT II em La Spezia, mesmo local onde ocorre a integração entre essas partes, dando forma final ao produto.

Em La Spezia está a competência italiana em metalurgia usada para fabricar o tubo da arma de 120mm/105mm, as partes da torre HITFACT II, a integração dos sensores e demais equipamentos que compõem a suíte eletrônica dessa torre, sua montagem no veículo, a realização de testes de verificação.

HITFACT MKII NIK1854

O Centauro II resulta de uma plataforma IDV unida a uma torre HITFACT MK II fabricada pela Leonardo/Oto Melara em La Spezia (Imagem: Leonardo)

Completo, o conjunto é reenviado de volta a Bolzano para os testes finais de aceitação que incluem o tiro real com o armamento empregando todos os sensores e recursos que o carro oferece.

Na visita a seção onde a HITFACT II é construída, o design empregado deixa claro a preocupação dos projetistas em proteger a vida da tripulação dentro da torre. 

O “cesto de basquete” onde os tripulantes ficam é separado do compartimento da munição por uma porta corta-fogo blindada atuada eletricamente. 

O manuseio dos cartuchos se dá através de um sistema automático que transfere cada tiro do compartimento blindado para as mãos do municiador. 

Caso a torre seja atingida por um disparo inimigo, a explosão resultante é desviada para cima e para fora da torre através de seções metálicas previamente preparadas para se comportarem como válvulas de alívio da pressão resultante, aumentando as chances de sobrevivência da tripulação. 

WhatsApp Image 2022 06 29 at 18.50.04 (17)

Porta Corta Fogo blindada que separa o compartimento da munição dos tripulantes na torre HITFACT MK II (Imagens: Leonardo)

O compartimento de munições no casco blindado do carro, que fica na parte de trás do veículo, também é projetado com esse mesmo design focado em segurança, ficando isolado do cesto da torre e sendo acessado por um carregador semiautomático do tipo revólver (tambor giratório).

Capaz de entrar em ação e ser decisivo em qualquer cenário, o veículo blindado de oito rodas Centauro II MGS tem 7,4 metros de comprimento , 3,65 metros de altura e 3,12 metros de largura. O peso é de 30 toneladas em ordem de batalha, abastecido e com munição.

Qualificada, em produção e em serviço

A torre HITFACT® Mk II é qualificada pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e está em produção continuada. 

Representa o estado da arte em termos de poder de fogo, conectividade e capacidade de sobrevivência. 

Modelo mais recente da família HITFACT, com mais de 500 unidades já em serviço nas forças armadas em todo o mundo, a versão Mk II se destaca por seu conjunto de sensores optrônicos totalmente digitais, capacidade de sobrevivência aprimorada e acionamentos de torre elétrica, que juntos oferecem altos níveis de segurança e desempenho.

WhatsApp Image 2022 06 29 at 18.50.04 (16)O sofisticado sistema de controle de tiro digitalizado do Centauro II (Imagens: Leonardo)

Arquitetura modular para sistemas de armas de 105 mm ou 120 mm

O Centauro 8×8 foi o primeiro veículo antitanque sobre rodas 8×8 do mundo com uma arma de alta pressão. 

O design flexível da torre permite que ela seja integrada com canhões de 105/52 mm raiados (rifled gun) ou 120/45 mm de alma lisa e baixa força de recuo (smooterbore). 

Isso permite o uso de qualquer munição padrão da OTAN/NATO de energia cinética ou munições multiuso do tipo HEMP/HE/HEAT.

Dependendo dos requisitos do usuário, a torre pode ser integrada com comando e controle, navegação e comunicações centradas em rede (NCW) para aumentar a consciência situacional, enquanto a excelente proteção balística e um sistema defensivo anti-IED melhoram a capacidade de sobrevivência em ambientes desafiadores.

WhatsApp Image 2022 06 29 at 18.50.04 (11)Mira estabilizada nos três eixos 360º do comandante do carro Centauro II (Imagens: Leonardo)

A HITFACT MK II é tripulada por dois ou três homens e utiliza sistema de carregamento de munição de acordo com o requisito do usuário (o Exército Brasileiro optou pelo sistema manual).

A torre recebe, além do Armamento principal de 120/45 mm ou 105/52 mm, um armamento auxiliar na forma de metralhadora coaxial 7,62 mm, que pode ser a Estação de Armas Remotas HITROLE®, ou armas tradicionais manualmente operadas no calibre 7,62 mm ou 12,7 mm como alternativa ao emprego de uma RWS.

Caso o Exército Brasileiro decida pela integração da REMAX 4, da ARES Aeroespacial e Defesa, esta pode ser instalada na torre HITFACT II em La Spezia. 

Complementando o armamento existem oito lançadores de granadas fumígenas capazes de prover proteção contra sensores laser e rastreadores infravermelho, de dia ou a noite.

As munições padrão NATO/OTAN, de acordo com as normas STANAG 4385 e STANAG 4458, ficam acondicionadas em compartimentos anti-explosão separados da tripulação e empregam um sistema de carregamento que pode ser manual ou automático. 

Os assentos da tripulação dispõem de proteção anti-minas que dissipam a energia de um impacto/explosão, e o veículo está equipado uma suíte de sensores eletrônicos de alerta laser.

WhatsApp Image 2022 06 29 at 18.50.04 (4)O Centauro II é equipado com um sistema anti-RC-IED projetado para derrotar dispositivos explosivos improvisados controlados remotamente. Imagens: Leonardo

A torre HITFACT II do Centauro II é equipada com optrônicos de última geração para o comandante (360º estabilizada nos três eixos) e artilheiro (estabilização óptica por espelhos dois eixos) e com um conjunto de comunicações e sistemas de comando e controle que garantem a máxima consciência situacional.

A relação peso-potência, aumentada para 24 cv/tonelada, proporciona um excelente desempenho em termos de velocidade e aceleração graças ao motor diesel Iveco Vector 8V Euro III de 720 cv acoplado a uma caixa ZF H com 7 velocidades à frente e 1 à ré, e à modernização associada da transmissão, sistema de freios e eletrônica de controle.

O Centauro II está equipado com uma nova geração de blindagem que oferece proteção balística otimizada integrada com um chassi e design de torre completamente reorganizados em termos de ângulos de proteção, opção de instalação de blindagem adicional e características técnicas testadas no padrão AEP 55, capazes de resistir a ameaças como minas, IEDs comandados a distância por rádio ou celular e munições cinéticas de última geração.

O equipamento padrão do Centauro II MGS inclui um sistema de rádio digital de grande capacidade de dados, interfone digital para tripulantes e capacetes associados, sistema integrado de gerenciamento de batalha (BMS) e anti-RC-IED (jammer para dispositivo explosivo improvisado controlado por rádio) projetado para derrotar dispositivos explosivos improvisados controlados remotamente.

Dispositivos explosivos improvisados controlados por rádio (RCIEDs) têm sido usados em muitos conflitos em todo o mundo como armas econômicas usadas para combater a tecnologia de armas mais avançada.

Sua proliferação em muitos teatros e o aumento exponencial de baixas levaram ao desenvolvimento e implantação de um número maior de equipamentos de Defesa Eletrônica cujo objetivo é detectar e inibir o RCIED. 

WhatsApp Image 2022 06 29 at 18.50.04 (9)A eletrônica da torre, assim como o armamento, podem ser controlados por modernos manetes ergonômicos de fácil uso. Foto: Leonardo

Blindado digital

De acordo com os preceitos da guerra centrada em rede (“network centric warfare” – NCW), um sistema de armas moderno perde seu valor se não conseguir atuar de forma integrada com outras unidades e o comando de operações.

Durante campanha de experimentação realizada em 2021 pelo Exército Italiano no Polígono Militar Torre Veneri, em Lecce, ficou demonstrado o avançado nível de maturidade do sistema de comando, controle e navegação SICCONA, que fornece informações precisas e oportunas sobre a área de operação e às unidades envolvidas, em conjunto com um avançado sistema de comunicação.

O projeto conjunto Defesa-Indústria italiana, denominado Forza NEC, visa reduzir os tempos de comunicação e aquisição de informação em operações militares por meio de novas tecnologias de informação.

O Centauro II equipado com o SICCONA está perfeitamente integrado a essa sofisticada arquitetura que engloba outros tipos de veículos operados pelo Exército Italiano.

WhatsApp Image 2022 06 29 at 18.50.04 (21)

O Centauro II consegue disparar seu armamento com a torre defletida 45º (em T) em ângulo elevado, sem perda de precisão (Imagem: Leonardo)




Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto