Akaer exibe as capacidades de seu Albatross UAV em Farnborough 2022
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Brasil (Portugués) >
Airshow

Akaer exibe as capacidades de seu Albatross UAV em Farnborough 2022

A empresa brasileira apresenta suas inovações na área de UAVs e soluções de modernização de aeronaves e veículos de combate
541340
Albatross. Foto: Akaer
|

A Farnborough International Airshow (FIA) 2022 acontece entre os dias 18 e 22 de julho, no Reino Unido. Entre as expositoras brasileiras, a empresa Akaer comparece apresentando uma gama de produtos e soluções de alta tecnologia.Entre os destaques, o projeto de UAS/SARP para reconhecimento terrestre e naval, multimissão, e denominado Albatross

A plataforma possui  amplos compartimentos internos na fuselagem para sensores e pontos duros nas asas para armamento, possibilitando uma carga útil mista composta de sensores inteligentes e sistemas de ataque como mísseis, pequenas bombas e foguetes.

Com design inovador e grande autonomia de voo, o Albatross pode ficar por horas sobre a área de atuação (persistência em missão), atendendo com qualidade as múltiplas necessidades do operador.

“Temos plena capacidade no desenvolvimento de soluções não tripuladas, desde a concepção e projeto até a integração de sistemas, testes e certificação”, afirma Aldo da Silva Junior, Vice-Presidente de Marketing e Vendas da Akaer.

Segundo Aldo, o que a Akaer apresenta na Inglaterra é apenas uma amostra das soluções não tripuladas da empresa nesse segmento. “Desenvolvemos aeronaves que atendem a requisitos complexos, desde missões de inteligência e vigilância até tarefas com emprego operacional de sistemas de armas".

Modificações e atualizações de aeronaves

Dentre os pacotes de serviços prestados para modificações de aeronaves, destacam-se as soluções para alterações estruturais, optimização de mecanismos primários, desenvolvimento de novos interiores e instalação/integração de equipamentos e sistemas. 

Todas essas atividades são plenamente aplicáveis em aeronaves comerciais, VIPs e militares (asa rotativa e asa fixa).

P3AMa caiafaUm clássico da Guerra Antisubmarino e Patrulha Marítima, o P-3AM da FAB. Foto: Roberto Caiafa

Para as modernizações, o case de referência é o trabalho feito com a frota de quadrimotores turboprop P-3 Orion da Força Aérea Brasileira, usados na patrulha do litoral brasileiro. Uma certa quantidade desses aviões passou por um processo completo para revitalização de asas, prolongando assim a vida útil dessa importante plataforma de vigilância aérea.

“A Akaer possui longo histórico referente à revitalização das mais variadas plataformas aéreas, sejam elas civis ou militares, adequando seu emprego para os novos desafios dos nossos clientes”, afirma Cesar Silva, CEO da Akaer.

Para o segmento dos nanos e micros satélites de observação remota de alvos, a Akaer irá apresentar sua nova câmera, a qual possui dentre suas aplicações a geração de imagens em alta resolução para a detecção de movimentação de contingentes como tropas e veículos blindados.

Além disso, a empresa possui total capacidade de desenvolvimento de outras tecnologias utilizadas nesse setor, como processamento de sinal e controle de carga útil, concepção e projeto de missões espaciais completas, engenharia de sistemas espaciais, entre outros.

WhatsApp Image 2022 07 07 at 21.29.36Painel ilustrativo das configurações do EE-9 Cascavel modernizado. Foto: Paulo Bastos

Modernização do EE-9 Cascavel

A empresa exibe também seu novo programa de modernização de veículos de combate blindados sobre rodas EE-9 Cascavel para o Exército Brasileiro, extendendo a vida útil de parte da frota e eliminando um gap tecnológico de sensores e capacidades que os veículos desse tipo nunca tiveram em sua vida no Brasil.

Dentre as configurações possíveis de modernização, destacam-se a possibilidade de implantação de nova motorização, revitalização da suspensão, instalação de sistema elétrico de giro e elevação da torre/arma principal, para melhora da consciência situacional, substituição das miras óticas por optrônicos de última geração para busca e pontaria dos alvos, permitindo ao Cascavel combater a noite e em qiasquer condições climáticas, e instalação de lançadores de mísseis anticarro guiados de geração atual com alcance na faixa de 5 km.

Um dos pontos de destaque nas opções de configuração é a possibilidade de instalação de modernos computadores de tiro para execução de todos os cálculos balísticos e um outro computador de comando e controle o qual irá analisar em tempo real os parâmetros ambientais que possam interferir na execução das missões.



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto