Indústria de defesa do Brasil busca novas oportunidades de negócios com a Índia
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Brasil (Portugués) >

Indústria de defesa do Brasil busca novas oportunidades de negócios com a Índia

ABIMDE Reuniao Bilateral Brasil India 4
|

O Ministro das Relações Exteriores da Índia, Subrahmanyam Jaishankar, e comitiva foram recebidos em Brasília (DF) pelo Ministro das Relações Exteriores, o chanceler Carlos França, na última quarta-feira (24). 

Os dois ministros presidiram a 8ª Reunião da Comissão Mista de Cooperação Política, Econômica, Científica, Tecnológica e Cultural Brasil-Índia.

Com a participação de diversos ministérios do Governo Brasileiro, a Comissão Mista revisou acordos de cooperação bilateral em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I); espaço exterior e defesa; bioenergia; saúde; agricultura e pecuária, além de comércio e investimentos.

A Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (Abimde), representada por seu presidente, Roberto Gallo, participou do encontro. 

ABIMDE Reuniao Bilateral Brasil India 2b

A ABIMDE conta com o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos ( APEX-Brasil) para aproximação das Bases Industriais de Defesa e Segurança dos dois países.

“Por meio da Abimde, a nossa BIDS teve o privilégio de participar deste importante encontro com a comitiva da Índia, que deverá gerar bons resultados para ambos os países. Essa aproximação vai fortalecer ainda mais as nossas relações e poderá abrir caminhos para novas parcerias, negócios e intercâmbio tecnológico”, ressaltou Gallo após o encontro.

Parceria Estratégica

Brasil e Índia são parceiros estratégicos desde 2006. 

De acordo com dados do Ministério das Relações Exteriores (MRE), em 2021, o comércio bilateral atingiu US$ 11,5 bilhões e a Índia foi o quinto maior parceiro comercial do Brasil. Entre janeiro e julho de 2022, o intercâmbio entre os dois países alcançou quase US$ 8 bilhões.

Durante o encontro, Jaishankar expressou satisfação com os investimentos brasileiros em segmentos de produtos de defesa, serviços e equipamentos de TI, maquinário, energia, autopeças, fintechs e equipamentos de saúde, principalmente.

Ambos os lados expressaram satisfação com os recentes progressos na cooperação bilateral na produção de etanol, pecuária leiteira e espaço exterior. Também expressaram firme propósito de intensificar a cooperação em ciência e tecnologia, defesa e áreas relacionadas à saúde. Nesse contexto, o lado brasileiro agradeceu ao governo da Índia pelo fornecimento de vacinas contra a Covid-19 durante a pandemia.

Os dois lados também saudaram a visita da fragata INS Tarkash ao Brasil, que contribuiu para fortalecer os laços no setor de defesa.

ABIMDE Reuniao Bilateral Brasil India 6

O Ministro das Relações Exteriores do Brasil, chanceler Carlos França, faz uso da palavra (Imagens: ABIMDE)

ONU, IBAS e Brics

Em nota, o MRE divulgou que os dois ministros ainda ressaltaram a estreita coordenação entre o Brasil e a Índia no Conselho de Segurança das Nações Unidas em 2022, quando ambos os países coincidem como membros eleitos. Eles também reafirmaram a necessidade urgente de uma reforma abrangente do Conselho de Segurança, especialmente sua expansão nas categorias permanente e não permanente, para torná-lo mais representativo, eficaz e com maior capacidade de resposta aos desafios contemporâneos à paz e segurança internacionais.

Eles concordaram ainda em dar um novo impulso ao IBAS, que congrega Índia, Brasil e África do Sul, três grandes sociedades democráticas, plurais e multiétnicas de três continentes, em favor dos interesses do mundo em desenvolvimento e da cooperação Sul-Sul. Ambos os Ministros também saudaram a cooperação no âmbito do Brics, que tem gerado resultados significativos para ambos os países desde sua criação.

A próxima Reunião da Comissão Mista será realizada na Índia, em 2024, em data a ser agendada.

ABIMDE Reuniao Bilateral Brasil India 2




Recomendamos


Lo más visto