Brasil conclui testes de aceitação do submarino Riachuelo e finaliza sua incorporação
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Brasil (Portugués) >
Prosub

Brasil conclui testes de aceitação do submarino Riachuelo e finaliza sua incorporação

A Marinha do Brasil incorporará o primeiro navio do Prosub em serviço ativo em 1º de setembro
S40 Riachuelo CAIAFA
O S-40 Riachuelo. Imagem: Roberto Caiafa
|

Marinha do Brasil, por meio da Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico, celebrou, No dia 26 de agosto, a assinatura do Termo de Recebimento e Aceitação Provisório (TRAP) do Submarino Riachuelo (S-40), marco significativo alcançado pelo Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB).

A assinatura desse documento representa o êxito na conclusão de um rigoroso calendário de testes de aceitação do Submarino “Riachuelo”, no porto e no mar, e o início do período de garantia do meio naval, resultando na sua incorporação à Armada, primeiro da classe. 

A tradicional Cerimônia de Mostra de Armamento, que oficializa a transferência de um meio naval ao Setor Operativo da Marinha, será realizada no dia 1 de setembro, no Complexo Naval de Itaguaí.

WhatsApp Image 2022 08 27 at 13.46.56 (1)

Imagem: Marinha do Brasil

Além disso, esse evento materializa uma das mais importantes entregas já realizadas no âmbito da construção militar naval do País, comprovando a capacidade da indústria naval brasileira e representa, sobretudo, um passo fundamental para a obtenção do primeiro Submarino Convencionalmente Armado com Propulsão Nuclear (SCPN) “Álvaro Alberto”.

Tal conquista é resultado de um longo e árduo trabalho que envolveu a transferência de tecnologia de projeto e construção de submarinos, a capacitação de profissionais brasileiros, a nacionalização de equipamentos e sistemas e a obtenção da infraestrutura industrial do Complexo Naval de Itaguaí.

S-BR Scorpènne

Os quatro submarinos de propulsão convencional S-BR do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub) são maiores que os modelos Scorpene adquiridos pelas Marinhas do Chile, Malásia e Índia.

A classe Scorpène, desenvolvida pelo Naval Group, é um submarino de ataque diesel-elétrico que pode ser equipado opcionalmente com o sistema de propulsão independente da atmosfera (AIP – Air Independent Propulsion) Mesma (Module d’Energie Sous-Marine Autonome), que emprega etanol e oxigênio para mover uma turbina a vapor. Essa tecnologia, se o cliente a quiser integrada aos seus submarinos, resulta em um casco maior em comprimento e deslocamento.

A Marinha do Brasil preferiu não instalar o Mesma, na seção que este ocuparia, aumentou o espaço para combustível (alcance), alimentos (permanência em combate) e beliches adicionais (mergulhadores de combate).

WhatsApp Image 2022 08 27 at 13.46.56

Imagem: Marinha do Brasil




Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto