O Brasil equipará seus blindados Guaraní com a argamassa MRT Me 81 mm fabricada localmente
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Brasil (Portugués) >

O Brasil equipará seus blindados Guaraní com a argamassa MRT Me 81 mm fabricada localmente

Cadetes da AMAN executam tiro real com morteiro de 81 mm 1
O morteiro 81mm devera incrementar o poder de fogo das VBTP 6x6 Guarani em apoio a Infantaria (Imagem: EB)
|


O chefe do Estado Maior do Exército Brasileiro aprovou a aquisição de 158 kits de adaptação para a argamassa Mrt Me 81 mm, desenvolvida pelo Arsenal de Guerra do Rio de Janeiro (AGRJ), que permitirá o transporte e uso de armas em blindados Iveco Guaraní 6x6 em condições adequadas.

50042608676 a3a7653a95 kO morteiro 81mm, arma de apoio de fogo coletivo essencial a Infantaria embarcada. Foto: Roberto Caiafa

O Mrt Me 81mm é composto por um tubo, uma placa de base e um bipé de reparo; e o modelo a ser considerado é o atualmente produzido pela Diretoria de Manufatura (DF), no Arsenal de Guerra do Rio de Janeiro, sob supervisão da Diretoria de Ciência e Tecnologia (DCT).

Desenvolvimento de kits

O desenvolvimento do kit foi baseado em proposta apresentada pelo Comandante da 3ª Divisão de Exército (3ª DE), em novembro de 2021. A plataforma automotiva Guaraní, em sua versão torre blindada manual, foi escolhida como referência para a instalação do kit kit de adaptação, evitando assim novos furos, penetrações na carcaça ou soldas, aproveitando as estruturas já disponíveis no veículo para a instalação dos suportes.

Os trabalhos de instalação do kit devem manter as características originais do veículo e somente devem ser realizados por pessoal qualificado para sua instalação e uso, seguindo os documentos que orientam os referidos procedimentos.


O custo de obtenção dessa capacidade será incluído no escopo do Programa Estratégico das Forças Blindadas do Exército, como ação complementar.

50042610431 8ea020c00a kEntre 2018 e 2021, o AGRJ fabricou e entregou 90 morteiros 81mm. Foto: Roberto Caiafa



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto