O Veículo de Recuperação Blindado Navistar Defense HV 6x6 equipado com kit recovery e cabine para dois tripulantes (comandante + motorista) padrão STANAG 2 é o modelo escolhido pelo Exército Brasileiro para atuar na recuperação e resgate de viaturas blindadas médias sobre rodas 6x6 IDV Guarani.
As 20 unidades encomendadas devem deixar o pátio da empresa rumo ao Brasil no início de 2023, sendo entregues ao Parque Regional de Manutenção da 5ª Região Militar após o processo de aduana e descarregamento no Porto de Paranaguá.
Após um contato da reportagem de Infodefensa com Agustin Rodriguez, representante da Navistar Defense para a América Latina, atualizamos informações precisas sobre o tipo e modelo de véiculo e apresentamos imagens exclusivas dos veículos já prontos, aguardando embarque.
Segundo Rodriguez "O modelo que estamos fornecendo para o Exército Brasileiro é um veículo militar que aproveita o chassi comercial HV (MilCOTS) pronto para uso. "
Embora em aparência o veículo seja muito semelhante ao MaxxPro MRV-P citado anteriormente pela reportagem de Infodefensa, não é exatamente o mesmo, algumas das especificações são diferentes.
Pesando quase 48 toneladas, o Navistar Defense HV 6x6 é impulsionado por um motor Cummins ISL9 Euro III Turbo Intercooled diesel de 8.9 litros que entrega uma potência de 310 cavalos a 2.100 rotações.
A transmissão automática de cinco velocidades é do tipo Alisson 3000 SP com caixa de transferência Meritor 4213 de duas velocidades. Os pneus 20x10, duplos nos eixos traseiros, são do tipo run flat.
O guincho de resgate na parte dianteira possui capacidade de tracionar com segurança até 11,3 toneladas. O guindaste / crane pode manusear até 27,2 toneladas, com giro (esterçamento) de até 270º.
Plug universal recovery para blindados padrão NATO, painel de controle do crane, guincho elétrico e pneus dianteiros/traseiros de grande área (Fotos: Navistar Defense)
Um sistema de patolas com quatro pontos elevadores permite ancorar o veículo e nivelar/corrigir sua posição em relação ao solo, dando maior estabilidade e segurança as operações.
Todos os equipamentos podem ser operados através de uma caixa painel fixa, no veículo, ou uma caixa painel remota, portátil, permitindo ao operador comandar o seu trabalho de uma distância segura em caso de risco de explosão devido a presença de munição real no veículo resgatado, para citar um exemplo.
A cabine blindada International® STANAG 2 foi projetada para atender a capacidade de sobrevivência da tripulação utilizando uma plataforma COTS de pronta entrega. Seu design robusto combina o melhor em força e agilidade para atender ao máximo as condições desafiadoras.
Veículo de Recuperação Blindado Navistar Defense HV 6x6 do Exército Brasileiro. Foto: Navistar Defense
Ergonomicamente projetado, o habitáculo blindado é amigável ao motorista com ar-condicionado, provisão para instalação de sistema Jammer contra dispositivos explosivos improvisados ou IED, sistema de conexão/desconexão rápida da cabine e no teto vem instalado um sistema de anel giratório para montagem de estação de armamento visando maior proteção.
A caixa da bateria e os módulos de comando do motor são blindados, o tanque de combustível é do tipo auto-selante anti-explosão, o motor possui sistema automático anti-incêndio, e toda a iluminação é feita com uso de faróis de LEDS especialmente configurados.