Brasileira Stella Tecnologia entra no mercado de drones kamikaze
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Brasil (Portugués) >

Brasileira Stella Tecnologia entra no mercado de drones kamikaze

Loitering Munition Atoba Stella capa
|

A ARP Atobá, da brasileira Stella Tecnologia, é a maior plataforma aérea não tripulada desenvolvida na América Latina na atualidade, sendo criada inicialmente para realizar o monitoramento de fronteiras e áreas extensas com sua grande autonomia de 28 horas (payload de 75 kg). 

Em um surpreendente avanço, o Atobá recebeu a capacidade para executar missões de ataque armado com oito pequenas loitering munitions (munições suicidas) criadas pela Stella Tecnologia.

Snapshot 273

A munição possui quatro semi-asas retráteis que aumentam a razão de planeio. Imagem: Stella Tecnologia

Para obter essa habilidade para o conceito proposto, as asas do Atobá receberam hard points (pontos duros) onde podem ser instalados cabides especiais com quatro munições suicidas cada*. As munições são lançadas por gravidade e planam até o seu alvo.

De design avançado, a loteiring munition da Stella apresenta seção transversal em caixa, nariz rombudo e quatro semi asas retráteis de corda longa que garantem a sustentação e manobrabilidade até o impacto com o alvo no solo, atacando de cima. 

A ogiva (cabeça de guerra) pode variar entre duas opções, de 4kg e de 7 kg (como por exemplo, a carga oca perfilada anticarro produzida pela Indústria de Material Bélico do Brasil, ou Imbel).

Atoba 3

As asas de grande envergadura garantem um voo estável a grandes altitudes. Imagem: Stella Tecnologia

O sistema de guiamento em desenvolvimento pela Stella Tecnologia envolve um receptor/emissor datalink de curto alcance e baixa energia (criptografado) instalado na munição suicida, na cauda, e uma pequena câmera no nariz para visualizar o alvo. 

Os sinais captados pela câmera são enviados para o Atobá via datalink criptografado, que reenvia esse sinal pelo datalink VBLOS para o posto de comando e controle da missão (dentro de um alcance prático de 100 km), onde o operador faz a seleção do alvo, o lançamento e o guiamento usando informações de azimute e inserção de coordenadas geográficas, dentre outras combinações possíveis de guiamento, todas consideradas de baixo custo.

Ficha tecnica Atoba 3

O ARP Atobá é a maior plataforma aérea não tripulada da América Latina. Imagem: Stella Tecnologia

O ARP Atobá pode receber a integração de uma torreta estabilizada eletro óptica com laser range finder, o que permite encontrar e designar alvos de dia ou a noite para esse tipo de armamento com total segurança. 

Cada Loitering Munition deverá pesar cerca de 15 kg no lançamento, totalizando 60 kg por asa e 120 kg de payload, o que deixa 30 kg disponíveis para os sensores instalados no nariz do Atobá. 

Com essa configuração, peso e arrasto aerodinâmico gerado pelos cabides, a autonomia de voo cai para aproximadamente 10/12 horas de operação a grande altitude, um desempenho mais que superlativo.

*O estudo conceitual do sistema ainda está determinando qual a melhor configuração de transporte e lançamento das loitering munitions, cabides nas asas (que deverão receber um reforço) ou bomb-bay ventral fechado por portas atuadas, o que eliminaria o arrasto causado pelos cabides e munições nas asas e manteria o RCS (sinal radar) discreto. A opção ventral implica carregar uma carga menor de loitering munitions.

Snapshot 268

Na configuração com cabides nas asas, podem ser transportados e lançados até oito loitering munitions. Imagem: Stella Tecnologia




Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto