​Akaer expande operações com nova unidade na Bahia
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Empresas (Portugués) >
Indústria

​Akaer expande operações com nova unidade na Bahia

A nova abertura tem o potencial de gerar 1.000 empregos diretos e outros 5.000 indiretos em cinco anos
Foto3
|

A brasileira Akaer, referência continental no desenvolvimento de tecnologias de ponta para os setores Aeroespacial e de Defesa, vai ampliar suas operações com a implantação de uma nova unidade na Bahia.

A empresa está assumindo um relevante papel no Parque Tecnológico Aeroespacial, em Salvador, anunciado nesta quinta-feira (18) em solenidade com as presenças do presidente brasileiro, Luiz Inácio da Silva, e do governador do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues.

O projeto do novo polo aeroespacial na Bahia – um ambiente dedicado à inovação no campo aeroespacial, à realização de pesquisas avançadas e ao ensino – é resultado de parceria entre o governo federal, a Força Aérea Brasileira, o governo do Estado e o SENAI Cimatec (Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia).

“A Akaer se sente honrada por fazer parte desse projeto tão visionário e disruptivo, de grande relevância para o setor aeroespacial mundial. Esse projeto marca uma nova fase para a indústria aeroespacial brasileira, gerando empregos qualificados, impulsionando a economia e promovendo inovações tecnológicas”, destacou o CEO da empresa, Cesar Silva.

“Estamos prontos para contribuir significativamente para o sucesso desse projeto transformador.”

Foto2Firma: Youtube Governo Federal

Tecnologia

O futuro Parque Tecnológico Aeroespacial da Bahia será instalado na Base Aérea de Salvador, em área cedida pela União ao SENAI Cimatec (instituição responsável pela gestão do complexo). 

A nova unidade da Akaer tem potencial de geração de 1.000 empregos diretos e outros 5.000 indiretos em até cinco anos.

“O Parque Tecnológico Aeroespacial vai gerar ciência, vai gerar projetos, mas vai também capacitar mão de obra na área”, disse o governador Jerônimo Rodrigues, que exaltou a importância da Akaer no novo polo.

“Fomos a São Paulo [no ano passado] em uma agenda que nos surpreendeu bastante, na Akaer. Vimos ali o potencial e a possibilidade de avançarmos muito”, afirmou.

“Vir aqui anunciar o lançamento de um Parque Tecnológico Aeroespacial não é uma coisa qualquer”, ressaltou o presidente Luis Inácio. “Parabéns ao Comando da Aeronáutica, parabéns ao governo da Bahia. Agora, vocês têm um Parque Tecnológico Aeroespacial.”

Akaer em expansão

Com sede em São José dos Campos (SP) e escritórios comerciais em Portugal e na Turquia, a Akaer tem uma sólida trajetória de mais de três décadas, estabelecendo negócios em 22 países.

Acumula mais de 8 milhões de horas de engenharia dedicadas ao desenvolvimento de sistemas e estruturas de aeronaves, participando ativamente de mais de 50 projetos mundialmente reconhecidos, como Gripen E/F, KC-390, Hürjet, Embraer E2, Super Tucano, A380 e Boeing 747-8.

A empresa lidera a modernização do carro de combate leve Cascavel, do Exército Brasileiro, e venceu recentemente a seleção pública da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) para o desenvolvimento de um veículo lançador de nano e microssatélites, um marco para o Programa Espacial Brasileiro.

Desde 2019, a Akaer trabalha também na produção de Sistemas de Aeronaves Não Tripuladas. O projeto mais recente é o do AKR-H2, drone de cargas autônomo que conta com fomento da FINEP. O sistema de guiagem para pouso autônomo da futura aeronave, com aplicação de Inteligência Artificial, será desenvolvido em parceria com o SENAI Cimatec – o contrato foi assinado durante a solenidade desta quinta-feira e será o primeiro grande projeto do Parque Tecnológico Aeroespacial da Bahia.

“A Akaer vive um importante momento, abrindo novas fronteiras. Um momento que encontra sinergia com o projeto do Parque Tecnológico Aeroespacial, que estimulará a formação de uma cadeia produtiva resiliente, atraindo investimentos e impulsionando as exportações”, destacou Cesar Silva.

Diferenciais

“Ter uma pista de pouso e decolagem preparada para receber grandes aeronaves bem ao lado da nossa nova unidade será um importante diferencial para a expansão das nossas operações. Além disso, temos a nosso favor a parceria já consolidada com o SENAI Cimatec, um respeitado centro de excelência em pesquisa, desenvolvimento e inovação”, completou.

A Akaer conta hoje com mais de 600 funcionários, força de trabalho que deverá mais que dobrar com as novas operações na Bahia. A empresa foi eleita a Empresa mais Inovadoras do Brasil nas últimas três edições do Prêmio Nacional de Inovação, concedido pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), e projeta um faturamento acumulado de R$ 5 bilhões nos próximos cinco anos.

Foto1Firma: Youtube Governo Federal

Solenidade

O evento, realizado no auditório do SENAI Cimatec, em Salvador, marcou a assinatura do acordo que formaliza a criação do Parque Tecnológico Aeroespacial.

Representaram a Akaer o CEO Cesar Silva e os vice-presidentes de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, Joselito Henriques, e de Negócios Internacionais, Marco Tulio Pellegrini.



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto