Stella tecnologia apresenta o seu novo drone Atobá XR
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Seguridad (Portugués) >
LAAD 2024

Stella tecnologia apresenta o seu novo drone Atobá XR

O Atoba XR pode executar todas as tarefas do modelo original com desempenho aprimorado e realizar patrulhas marítimas e de iluminação
|

A brasileira Stella Tecnologia, fabricante de sistemas de aeronaves remotamente pilotadas de emprego militar, traz pela primeira vez o seu drone Atobá a LAAD, em exposição estática, e lança oficialmente o Atobá XR, um drone três vezes maior que o modelo original e muito mais capaz, inclusive em missões de ataque empregando loitering munition desenvolvida pela própria empresa, além de armamento inteligente como bombas guiadas até 150 kg por cabide (x2).

Desenvolvimento natural do Atobá, cujo protótipo inaugural não transporta armamento, sendo portanto exclusivo para missões de vigilância, reconhecimento, retransmissão de dados além do horizonte, dentre outras, o Atobá XR assume com vigor o seu lado guerreiro.

Com uma aerodinâmica e estrutura em compósito já comprovadas no Atobá original, o XR, que é bem maior, apresenta maior alcance e autonomia, podendo permanecer no ar por mais de 24 horas, transportando um completo conjunto de sensores, um sofisticado pacote de navegação com inercial (navegação satelital como opcional), e asa dotada de cabide capaz de suportar até 150 kg de armamento.

AtobaXR2 (1)Esta imagem comparativa permite avaliar o tamanho do Atobá XR. Nas asas, armamento inteligente a postos. Firma: Stella Tecnologia

O Atobá XR pode superar todas as tarefas do modelo original com melhor performance, e ainda executar patrulha e esclarecimento marítimo, poupando preciosas horas de voo de aeronaves especializadas, ou missões de ataque ao solo com armamento inteligente, incluindo capacidade stand-off. O motor de maior potência, do tipo Rotax, está preparado para voar a maiores altitudes que o Atobá original, aumentando a discrição do sistema.

Segundo Gilberto Buffara, CEO da Stella Tecnologia "O Atobá XR é um ativo nacional valioso, na medida em que é capaz de executar as mesmas missões de outros sistemas similares, que podem ficar indisponíveis subitamente, devido a conjuntura internacional atual. O Atobá XR é livre desse óbice, de fato, esse SARP é ITAR Free, e estamos prontos para aceitar encomendas tanto do Brasil (FFAA) quantos de nações amigas, atendendo aos requerimentos e necessidades específicas do cliente".

O Atobá XR pode receber diversas configurações diferentes, como, por exemplo, retornar de uma vigilância aérea usando um EOS e rapidamente receber armamentos para cumprir uma nova missão completamente diferente da anterior.

Essa versatilidade do Atobá XR agrega um valor especial ao projeto, já que poucos drones dessa categoria no mundo apresentam essa flexibilidade operacional sem que ocorra um acréscimo nos custos de operação. No caso do Atobá XR, até o software utilizado pelo operador para "voar" o drone é uma tecnologia madura, de desenvolvimento próprio, fácil compreensão e, mais uma vez, livre de limitações ITAR.

Infodefensa, através do jornalista Roberto Caiafa, realizou um webinar com o CEO da Stella Tecnologia, Gilberto Buffara, mais a participação do coronel aviador R1 José Eduardo Portela Almeida, da reserva da Força Aérea Brasileira (áudio em português). Nesse bate papo, mais informações sobre a Stella tecnologia e o Atobá XR foram disponibilizadas de forma exclusiva para Infodefensa.

AtobaXR3O Atobá XR tem envergadura de 17 metros, comprimento de quase 10 metros e pesa cerca de 1400 kg completamente equipado e pronto para voo. Firma: Stella Tecnologia



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto