Embraer avança na conversão da versão de caça AMX A-1M para a FAB
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Aire (Portugués) >

Embraer avança na conversão da versão de caça AMX A-1M para a FAB

AXMA 1M2
|

(Infodefensa.com) R. Caiafa, Belo Horizonte (Brasil) - A imagem captada pelo fotógrafo Mark Khozura e divulgada na internet neste domingo mostra o jato A-1 FAB 5530 exposto no pátio da unidade Embraer de Gavião Peixoto, interior do estado de São Paulo. Uma série de novas antenas e protuberâncias evidencia as mudanças realizadas na aeronave, entregue a Embraer em 30 de maio de 2007 para ser convertida no protótipo do A-1M.

O jato modernizado apresenta um novo radar, o SCIPIO SCP-01, desenvolvido pela empresa brasileira Mectron em parceria com a Selex Galileo da Itália, novo cockipt digitalizado com telas de matriz ativa e pronto para ser utilizado em conjunto com óculos de visão noturna ou capacete designador de alvos, novo sistema digital de navegação e ataque, datalink digital, atualização do barramento MIL-STD 1553, novos computadores de missão, novos receptores de alerta radar e sistemas de contramedidas defensivas.

Foto: Mark Khozura

Uma fraqueza da aeronave na versão brasileira, a falta da integração de mísseis ar-ar aos cabides de ponta de asa foi corrigida através da adoção dos mísseis Mectron MAA-1B Piranha, desenvolvidos no Brasil. A modernização também realiza a troca de componentes do motor Rolls-Royce Spey RB.168 Mk.807, completa revisão estrutural e dos sistemas hidráulicos, elétricos e de suporte de vida, além da fabricação dos novos componentes necessários.

Desta forma, o A-1M passará a contar com recursos de aeronaves de 4ª geração, possibilitando assim o emprego de bombas e mísseis inteligentes em missões de supressão de defesas antiaéreas do inimigo (SEAD) utilizando o míssil MAR-1 anti-radiação, uma arma de projeto brasileiro, em conjunto com o pod de guerra eletrônica Skyshield.

O avião também vai empregar o pod israelense Rafael Litening III, capacitando-o a navegar com precisão e empregar bombas inteligentes do tipo IR, Laser ou GPS, tudo com elevada capacidade de consciência situacional para o piloto.

Limitações das versões iniciais utilizadas pelo Brasil

Incorporado a FAB (Força Aérea Brasileira) a partir de 1989, o jato de ataque AMX foi originalmente um projeto proposto para complementar à frota de jatos de ataque Tornado, aeronave utilizada pela Aeronáutica Militar Italiana (AMI). Com a entrada da Embraer no projeto AMX em meados nos anos oitenta, este evoluiu para uma aeronave de ataque tático destinada a substituir, na FAB, tipos obsoletos como o AT-26 Xavante.

No Brasil, o AMX é empregado no ataque ao solo, interdição do campo de batalha, ataque antinavio, reconhecimento e treinamento, dentre outras missões.

Durante mais de duas décadas, as 53 células produzidas no Brasil, mono e biplace, careceram de alguns equipamentos e capacidades não implantadas por questões orçamentárias e de desenvolvimento de uma série de requisitos.

A atual modernização para o padrão A-1M, realizada vinte anos depois da sua entrada em serviço, visa justamente conferir a aeronave diversas capacidades previstas no seu projeto original, mas ausentes do avião durante mais de duas décadas de emprego na Força Aérea Brasileira.

Lea la noticia en español.



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto