Exército Brasileiro testa caminhão militar coreano KM500 da KIA Motors
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Tierra (Portugués) >

Exército Brasileiro testa caminhão militar coreano KM500 da KIA Motors

CamionKM500 Brasil
|

(Infodefensa.com) R. Caiafa, Sao Paulo - Entre os dias 30 e 31 de outubro, o 12º GAC (Grupo de Artilharia de Combate), o “Grupo Barão de Jundiahy”, participou da avaliação preliminar da VTNE 5ton 6x6 KM500, da KIA Motors. O veículo tracionou o obuseiro M114 AR, de 155mm, durante o Exercício Agulhas Negras/Operação Paraibuna, na região da Hidrelétrica de Paraibuna/SP, com o acompanhamento de membros da Diretoria de Material do Exército (DME).

O teste deste caminhão, bastante conhecido no mercado militar, acontece no mesmo momento em que o Exército Brasileiro abriu licitação para a aquisição de 345 unidades de um caminhão 10 ton 6x6 capaz de tracionar peças de artilharia, de acordo com documentos consultados pelo Infodefensa Brasil.

O KIA KM500 é um derivado do caminhão militar estadunidense M809, da AM General. Estes testes podem sinalizar o desejo do Exército em substituir suas veteranas VTNE 5ton 6x6 Engesa-MBB 1519 ("Mamute") e os Terex Uai M1-50, utilizados em Grupos de Artilharia de Campanha e Antiaérea para tracionar peças de artilharia de maior porte.

Nesse caso, o caminhão da KIA apresenta muitas vantagens em relação aos caminhões 5ton 4x4 da Mercedes Benz do Brasil e Volkswagen, tipicamente veículos civis que receberam uma roupagem militar, o chamado “emprego dual”.

A Kia Motors do Brasil (KMB) está expandindo seus negócios no País, prova disso é a construção de um grande centro de distribuição de peças em Sorocaba (SP), e segundo rumores, a empresa planeja construir ali um grande parque fabril, porém ainda não ficou muito claro se esse carro foi ofertado a pedido do EB ou não, mas o fato é que a KMB está de olho no mercado brasileiro e latino-americano.



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto