SORA-e, 1º avião elétrico tripulado da América Latina
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Empresas (Portugués) >

SORA-e, 1º avião elétrico tripulado da América Latina

20140829 SORA e Itaipu ACS
|

(Infodefensa.com) São Paulo - Técnicos e engenheiros do Programa Veículo Elétrico (VE), lançado pela Itaipu Binacional (Foz do Iguaçu - PR), e da empresa ACS Aviation, de São José dos Campos (SP), começaram a fase de pré-comissionamento do primeiro avião elétrico tripulado da América Latina, baseado no esportivo acrobático ACS-100 SORA, para duas pessoas (O modelo com propulsão elétrica será denominado SORA-e). O avião foi entregue na última sexta-feira (22), ao Centro de Pesquisa Desenvolvimento e Montagem de Veículos Movidos a Eletricidade (CPDM-VE) da binacional. O centro também desenvolve com sucesso uma versão elétrica do veículo QT 4x4 Marruá, fabricado pela brasileira Agrale e utilizado na sua versão convencional pelo Exército Brasileiro, e começou os estudos para desenvolver um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) com tecnologia 100% nacional.

A expectativa do primeiro voo com SORA-e é de que este aconteça entre outubro e novembro deste ano, em local ainda a ser definido com base em questões logísticas, ou Foz do Iguaçu, onde está Itaipu, ou São José dos Campos, onde boa parte da tecnologia da aeronave e das modificações foram integradas eou desenvolvidas. Com 8 metros de envergadura e 650 quilos de peso total, o SORA-e terá autonomia de uma hora de voo e velocidade máxima (VNE) de 340 km/h, utilizando um motor elétrico duplo, fabricado na Eslovênia, com potência máxima de 140 kW, e um conjunto com seis packs de baterias, contendo 16 células cada um. A estrutura é feita com fibra de carbono e o painel terá tela com tecnologia touch screen. O modelo chegou a Foz do Iguaçu com praticamente 90% do trabalho concluído, toda a parte estrutural está pronta e o motor, instalado, faltando as baterias e a hélice, fabricada especialmente para o modelo nos Estados Unidos.

A parceria entre a Binacional Itaipu e a ACS vai permitir a primeira dominar tecnologias de fabricação de estruturas em fibra de carbono, mais leves e resistentes, necessárias ao desenvolvimento de vários tipos de Veículos Elétricos (VE), e a segunda, posicionar seu produto, o ACS SORA versão elétrica, em mercados promissores onde esse tipo de propulsão é tida como o futuro da aviação: Estados Unidos e a Europa.



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto