Ministro da Defesa visitou as instalações da Thales Alenia Space
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Defensa (Portugués) >

Ministro da Defesa visitou as instalações da Thales Alenia Space

Thales Alenia Space
|

O ministro da Defesa, Jacques Wagner, visitou, 11 de maio, as instalações da Thales Alenia Space em Cannes, sul da França, local onde o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações (SGDC) está sendo construído.

Wagner e o CEO Visiona Tecnologia Espacial S.A., Eduardo Bonini, foram recebidos pelo CEO da ThalesAlenia Space, Jean-Loïc Galle, e pelo vice-presidente da Thales na América Latina, Ruben Lazo.

“Consolidar parcerias locais, intercambiar competências e transferir tecnologia de vanguarda na América Latina resultaram no contrato do SGDC, que está entre os cinco maiores obtidos pelo Grupo em 2013. Certamente, o SGDC é uma grande conquista e referência na expansão da indústria espacial da América Latina”, garante Lazo.

A visita

Jacques Wagner visitou as salas limpas (clean rooms) utilizadas na produção de satélites de comunicações eou observação terrestre, e travou contato com a altimetria, campo em que a Thales é líder mundial. Esta tecnologia dá velocidade de perfil do som versus profundidade das ondas acústicas no ambiente marinho e, desta forma, permite obter informação sobre a propagação das ondas, algo muito útil para a detecção de alvos submarinos. Para um país como o Brasil, que está ingressando no restrito clube dos operadores de submarinos com propulsão nuclear, altimetria é uma solução chave.

A delegação conheceu uma ampla gama de satélites, entre eles dois Sentinel contratados pela Agência Espacial Europeia, o ExoMars TGO dedicado à missão de 2016, o satélite de oceanografia operacional Jason-3, além do satélite de comunicação Eutelsat 8WB.

Wagner cumprimentou os 31 engenheiros brasileiros que estão sendo treinados localmente pela ThalesAlenia Space dentro do escopo do plano de transferência de tecnologia que integra o contrato do SGDC. O ministro destacou a importância desta missão para expandir a indústria espacial brasileira nos próximos anos.

O grupo visitou também o Centro de Controle Operacional que vai gerenciar todas as operações em órbita logo após lançamento do SGDC, com inauguração prevista para setembro de 2016.

Histórico

Em 2013, a ThalesAlenia Space firmou o contrato do SGDC com a Visiona (joint-venture entre a Embraer e a Telebrás). Um memorando de entendimento (MoU) também foi assinado com a Agência Espacial Brasileira (AEB) no que diz respeito às transferências de tecnologia.

Como resultados concretos, podem ser destacados o contrato tripartite assinado entre Thales Alenia Space, AEB e empresas brasileiras para implementar a transferência de tecnologia; o acordo de “transferência de conhecimento”, na forma de uma “Academia Espacial”, abrangendo o apoio a universidades brasileiras para estabelecer programas de mestrado em Engenharia de Sistemas Espaciais; a criação de uma cadeira espacial no Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA); o financiamento de teses de doutorado em casos especiais como estudos conjuntos entre a ThalesAlenia Space e laboratórios brasileiros.

O contrato inclui também o envio de 40 engenheiros brasileiros para serem treinados na ThalesAlenia Space, dentro do escopo do plano de transferência de tecnologia que integra o contrato do SGDC, e a inauguração, em março de 2015, do Centro Tecnológico Espacial no Parque Tecnológico de São José dos Campos, voltado para prestar o apoio no desenvolvimento de parcerias tecnológicas com empresas locais do setor.

Fotos: Thales



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto