Airbus lançou no Brasil um helicóptero projetado para trabalhar no mar
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Aire (Portugués) >

Airbus lançou no Brasil um helicóptero projetado para trabalhar no mar

H175 Brasil Padilha1
|

A Airbus Helicopters exibiu em voo no Rio de Janeiro, na última sexta feira, e dentro do seu Tour Mundial, o novo helicóptero H175, bimotor médio projetado para atuar com alta confiabilidade em ambientes exigentes como as operações off-shore. A Airbus Helicopters projetou o H175 baseando-se no feedback recebido de seus clientes, resultando em inúmeros benefícios para a empresa ao projetar a nova aeronave, que oferece maior volume disponível por assento, gerando mais conforto aos passageiros, uma manutenção simplificada, traduzindo-se em maior disponibilidade do tipo.

O H175 foi projetado para atender aos mais recentes padrões de segurança e pode ser operado em várias configurações. Na versão Off-shore (petróleo & gás), a aeronave possui ampla cabine que pode receber de 16 à 18 pessoas, grandes portas para fácil acesso, arranjo de assentos escalonados, aumentando o conforto dos passageiros, grande compartimento de bagagem acessível dos dois lados, baixíssimo nível de vibração, saídas de emergência de fácil utilização e dois botes salva-vidas externos (para emergências sobre o mar) com capacidade para 18 pessoas. Na configuração para operações policiais, a grande cabine permite missões polivalentes, com o sistema eletro-ótico montado no nariz da aeronave, console para operador dos sensores, grandes portas para saída facilitada, pontos de ancoragem em ambos os lados da cabine para operar fastrope e assentos dotados de sistema de absorção de energia do impacto, mesmo com grande aceleração vertical (queda).

Tecnologia embarcada High Tech

Os novos aviônicos oferecem uma interface homem-máquina intuitiva. A aeronave conta com o novo sistema de alerta Explicit, funções do sistema de auto-monitoramento do voo On-demand Innovative, e o Airbus Helicopters dual-duplex 4-axis Automatic Flight Control System (AFCS) para precisão e estabilidade da aeronave, mesmo nas condições mais adversas de tempo. Novos modos de AFCS estão disponíveis, como o sistema de recuperação automática em caso de desorientação do piloto e proteção do envelope de voo original.

O H175 é impulsionado por dois motores Pratt & Whitney PT6C-67E, cada um com 1,776 shp de potência e controlados por um FADEC de duplo canal. Em caso de operação monomotor, o PW PT6C-67E pode manter por até 30 segundos 2,067 shp (One Engine Inoperative-OEI). O modelo cruza a 150 nós, possuindo uma VNE de 165 nós. O Sistema duplo de Gerenciamento de Voo (FMS) e o TCAS II, acoplado ao piloto automático, permite evitar colisão no ar de forma automática. O helicóptero utiliza o conceito de cockpit comum Airbus Helicopters HMI, que fornece ao piloto consciência situacional melhorada como o mapa digital integrado com o sistema HTAWS de visão sintética.

Foto: Luis Padilha



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto