Brasil e Saab concordar com uma redução do interesse na compra de 36 caças Gripen
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Aire (Portugués) >

Brasil e Saab concordar com uma redução do interesse na compra de 36 caças Gripen

Gripen Flygvapnet Foto Kaiser Konrad autorizado 1
|

Apesar do uso político negativo, por setores da imprensa brasileira, dos boatos lançados sobre a questão da assinatura do contrato do Gripen NG entre o governo brasileiro e sueco, e a empresa Saab, a Força Aérea Brasileira pode finalmente anunciar a redução dos juros de financiamento na compra de 36 caças Gripen NG BR, um negócio avaliado em US$ 5,4 bilhões. No início dessa semana, a missão sueca presente em Brasília teve uma rodada de três dias de reuniões com o ministério da Fazenda brasileiro, onde foi acertada, após intensos debates, a redução da taxa de juros do financiamento.

Nos novos valores acertados, o Brasil deverá desenbolsar pagamentos com uma taxa de juros de 2,19%, percentual que, segundo o ministro da Defesa, Jaques Wagner, foi bom para ambos os países. Em entrevista concedida durante viagem à cidade de Ladário, em Mato Grosso do Sul, Jaques usou como argumento do pedido brasileiro a queda da taxa de juros na Europa: “O governo não poderia assinar em 2015 um contrato com a taxa de 2014”, referindo-se à queda das taxas de juros na Europa.

De acordo com o ministro, em um prazo de 10 a 12 dias, o contrato será confirmado e cerca de 200 brasileiros irão à Suécia para iniciar seu treinamento, já que o projeto envolve a transferência de tecnologia para indústrias do Brasil. Segundo o Ministério da Defesa, com o fim das negociações, o contrato seguirá os trâmites legais para aprovação final no Senado Federal. O primeiro avião deve ser entregue pela Saab em 2019 e o último em 2024.

Fotos: Kaiser David Konrad, autorizado para Infodefensa



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto