Senado aprova operação de crédito do Programa FX-2
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Aire (Portugués) >

Senado aprova operação de crédito do Programa FX-2

Brasil Gripen NG Imagen Gino Marcomini
|

O Senado Federal aprovou a autorização para que o Ministério da Defesa do Brasil, por meio do Comando da Aeronáutica, contrate uma operação externa correspondente a US$ 4,5 bilhões com a Swedish Export Credit Corporation (AB SEK) para financiar o projeto FX-2, que versa sobre a compra de 36 jatos de combate Saab Gripen NG BR.

O pedido teve tramitação relâmpago no Senado, sendo votado diretamente em plenário sem passar pela apreciação da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). A mensagem presidencial relativa à operação chegou na última quarta-feira na Casa. Inicialmente, a pauta seria apreciada pela CAE, mas como a comissão cancelou sua reunião, um acordo de líderes partidários permitiu que a matéria fosse votada em plenário. Agora o texto seguirá para promulgação.

O presidente da CAE e líder do governo no Senado, deram parecer favorável a operação. Dos US$ 4,5 bilhões previstos, 95% dos recursos estarão atrelados à coroa sueca (moeda daquele país) e o restante em dólares. A maior presença de recursos em coroas suecas servirá como uma forma de proteção cambial. Os juros da operação, até 2026, serão de 2,9% ao ano, e a partir daí, haverá a amortização do montante principal da dívida.

Imagen: FAB e Gino Marcomini (autorizado para Infodefensa)



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto