TDMS realiza voo de ensaio sobre o mar
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Armada (Portugués) >

TDMS realiza voo de ensaio sobre o mar

H225M TDMS Foto Helibras
|

Tripulantes da equipe de ensaios em voo da Helibras realizaram o primeiro voo teste, sobre ambiente marinho, do helicóptero H225M equipado com o Sistema Tático de Missão (TDMS).

Encomendado pela Marinha do Brasil, o sistema TDMS será empregado na versão operacional dos helicópteros para controle dos demais sistemas da aeronave, um tipo navalizado avançado capaz de disparar mísseis antinavio Exocet (futuramente MANSUP), torpedos guiados eou cargas de profundidade.

Tendo como sensor principal a bordo o radar APS143 fornecido pela estadunidense Telephonics Corporation, o H225M em desenvolvimento para a Marinha brasileira é, na atualidade, a mais avançada versão do modelo em todo o mundo, representando o estado da arte em integração de sistemas e sensores, conectividade e troca de dados em rede, dentre outras capacidades.

Apesar do atraso de dois anos no cronograma do programa HX-BR, definido no início de 2015 na esteira dos ajustes fiscais e orçamentários implementados pelo Governo Brasileiro, o fato é que a Helibras está trabalhando com grande agilidade e com ótimos resultados, até o momento, na mais complexa configuração já elaborada pela engenharia de sistemas da empresa, para esse modelo de helicóptero.

O potencial de exportação dessa nova versão é muito grande, segundo análises do mercado, e o recente interesse demonstrado por países aiáticos no modelo navalizado, atualmente sendo desenvolvido pela Helibras, apontam para um futuro de vendas promissor. Não por acaso, o exemplar do H-225M apresentado no Paris Air Show 2015 foi exibido nas cores da Marinha do Brasil. Além da França, Brasil, México, Malásia, Indonésia e Tailândia também contam com o H225M.

Imagens: Airbus Helicopters-Helibras



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto