O 8x8 brasileiro está paralisado pela atribuição da torre
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Tierra (Portugués) >

O 8x8 brasileiro está paralisado pela atribuição da torre

VBR MR 8x8 Gino Marcomini Autorizado
|

De acordo com executivos ligados a Iveco Veículos de Defesa ouvidos por Infodefensa, o programa VBR-MR 8x8 encontra-se “parado” na prancheta devido a indefinição com relação a torre que deverá equipar o futuro blindado do Exército Brasileiro. Ainda de acordo com essas fontes, o projeto já avançou até o limite máximo onde é possível chegar sem essa definição, pois é necessário conhecer os parâmetros da torre escolhida para definir os do veículo, bem como os cálculos estruturais correspondentes, afinal, trata-se de um 8x8 maior e mais pesado.

Segundo informações não confirmadas pelo Exército Brasileiro, e divulgadas no início de março último, quatro fabricantes teriam enviado propostas para fornecer torres armadas com peças de 105mm (OTO Melara da Itália, CMI Defence da Bélgica, Denel Land Systems da África do Sul e a Chinesa China North Industries Corporation -NORINCO). Ocorre que em abril, durante a LAAD 2015, Infodefensa apurou que a CMI afirmou estar oferecendo na concorrência VBR-MR 8x8 apenas a torre Cockerill 3000 Series, evolução das CT-CV 105HP e Cockerill LCTS 90MP, com diversos benefícios e inovações do conceito XC-8, onde uma mesma torre seria utilizada para diversos calibres, do 25 mm ao 105 mm (a arma de 120 mm, usada na torre 4000 Series, não foi ofertada). Na ocasião, não foi possível obter o status das propostas dos outros fabricantes, divulgados em março.

O resultado dessa sistemática será a encomenda futura, por parte do EB, de 13 unidades do lote piloto carro + torre, para fins de experimentação e comprovação doutrinária, já que a arma de Cavalaria do EB nunca contou com um veículo sobre rodas com esse poder de fogo (os vetustos EE-9 Cascavel 6x6 possuem canhão de 90mm Cockerill MK III, fabricado sob licença. Na sequência, deverão ser contratados lotes adicionais do veículo de reconhecimento armado, e da versão dedicada socorro/oficina/recuperação, também 8x8.

Apêndice

Oficialmente, até o presente momento, o Exército Brasileiro (EB) divulgou dois documentos reproduzidos abaixo:

Exército brasileiro departamento de ciencia e tecnologia Directoria de frabricação



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto