Brasil focado em segurança Rio 2016 cibedefensa e proteção de estruturas estratégicas
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Seguridad (Portugués) >

Brasil focado em segurança Rio 2016 cibedefensa e proteção de estruturas estratégicas

CCCRJ Foto Estado Do Rio
|

O Ministério da Defesa (MD) promoveu no Rio de Janeiro, na última semana (9 a 11 de setembro), seminário sobre o emprego das Forças Armadas durante os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016. Militares e civis da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, sob a coordenação da Assessoria Especial para Grandes Eventos (AEGE) do MD, apresentaram os planos de segurança estratégica para as arenas e também para proteção das estruturas estratégicas.

No primeiro dia o seminário foi aberto pelo chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), general-de-exército José Carlos De Nardi. Em seguida, o chefe da AEGE, general-de-divisão Luiz Felipe Linhares, discorreu sobre o Plano Estratégico de Segurança Integrada e a síntese dos planejamentos operacionais e táticos da Coordenação Geral de Defesa de Área (CGDA-RJ). À tarde foram tratados temas sobre a defesa cibernética e Proteção de Estruturas Estratégicas. Os participantes conheceram a proposta inicial de proteção dessas estruturas bem como a identificação de vulnerabilidades, avaliação de riscos, medidas de proteção e plano de contingência.

No dia seguinte (10), o seminário foi aberto com apresentação das ações de comunicação social e do segundo painel corresponde às Operações de Garantia da Lei e da Ordem. À tarde os temas discutidos incluíram a governança da segurança dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016, e o projeto de revezamento da Tocha Olímpica. O último painel do dia tratou das ações de enfrentamento ao terrorismo.

Na sexta-feira (11), o seminário discutiu questões referentes ao credenciamento, bem como avaliou as lições aprendidas nos eventos teste de hipismo e remo, realizados recentemente no Rio de Janeiro. Também aconteceram discussões sobre as marcas e o uso comercial de drones, uma questão sensível que movimentou bastante o meio aeronáutico brasileiro. No encerramento, a Força Aérea fez uma exposição sobre como se dará a segurança do espaço aéreo da cidade do Rio de Janeiro durante as Olimpíadas de 2016.

Imagens: Governo do Estado do Rio de Janeiro/MD



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto