Avionics Services espera vender 300 UAV 'Caçador' em cinco anos
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Plataformas (Portugués) >

Avionics Services espera vender 300 UAV 'Caçador' em cinco anos

Cacador frontal caiafa
|

A empresa Avionics Services realizou o lançamento oficial do veículo aéreo não tripulado (VANT) Caçador, classe 4, no dia 30 de junho. O evento foi realizado no hangar da empresa no aeródromo municipal de Botucatu, interior do Estado de São Paulo

Durante a apresentação das capacidades do projeto, destaque para o grande potencial em Missões táticas de inteligência pelas forças armadas, segurança pública, defesa civil, policiamento ambiental e agro negócio.

O VANT Caçador é baseado no VANT Heron-1, desenvolvido pela empresa Israel Aerospace Industries (IAI). O tipo já se encontra em uso no Brasil há mais de 5 anos, sendo operado pelo Departamento de Policia Federal.

Todo suporte de manutenção e serviços é realizado pela própria Avionics no Brasil, o que favorece o pós-venda. O programa abre boas possibilidades de negócios nacionais e internacionais. Segundo João Vernini, presidente da Avionics, o mercado interno pode absorver de 15 a 20 sistemas até 2021 e para o mercado externo projeta vendas de 20 a 30 unidades no mesmo período de cinco anos.

Há 3 anos, a IAI e a Avionics Services trabalham em conjunto para estabelecer uma base industrial brasileira consistente no mercado de sistemas não tripulados. O processo incluiu transferência de tecnologia para garantir uma maior independência da indústria nacional e domínio dos complexos e avançados sistemas.

Após as apresentações das autoridades civis e militares presentes, foi feito um voo inaugural com duração aproximada de 60 minutos. O Caçador sobrevoou a região da cidade de Botucatu e suas estradas, transmitindo as imagens para um telão no interior do hangar. A pilotagem dentro da cabine de controle também foi demonstrada durante o voo.

Valores e curiosidades técnicas

Um sistema não tripulado completo é composto por três ARP Caçador, três imageadores aéreos MOSP (torretas giroestabilizadas), uma estação de controle e uma antena de comunicação ponto-a-ponto para cada aeronave. O treinamento de efetivos para esse pacote abrange pelo menos 6 pessoas e pode chegar a 30 milhões de dólares.

Um opcional estratégico é a antena satelital que aumenta de 300km para 1.000km o raio de ação do equipamento. Este recurso deverá estar disponível ao Governo Federal brasileiro após a entrada em serviço do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações (SGDC).

A estação de controle móvel possui gerador e pode ser ligada a corrente elétrica 110V ou 220V trifásico, o que facilita a instalação. Também dispõe de baterias no-break, para-raios, ar-condicionado e aterramento. Cada cabine pode operar simultaneamente dois aparelhos, que demandam dois pilotos cada um. A estação de controle pode receber ainda um chefe de operações e mais um piloto.

A velocidade de estol do Caçador é de 50kt (um número surpreendente propiciado pelas enormes asas), e sua velocidade de cruzeiro ideal é de 65Kt, alcançando até 40 horas voadas ininterruptamente até uma altitude de 30.000 pés.



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto