O avião de espionagem mais famoso da história pousa no Brasil
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Plataformas (Portugués) >

O avião de espionagem mais famoso da história pousa no Brasil

NASA ER 2 aircraft
|

Um avião Lockheed ER-2, versão civil do famoso U-2 pousou na manhã da última terça-feira no Aeroporto Internacional dos Guararapes, no Recife (capital do Estado de Pernambuco).

O modelo é empregado pela NASA (National Administration Space Agency), a agencia espacial norte-americana, em pesquisas suborbitais.

O ER-2, como é designado, fica baseado em Palmdale, na Califórnia. O U-2, cujo nome não tem nada a ver com a banda pop irlandesa, ficou famoso como avião espião durante a Guerra Fria, um deles sendo abatido pelos Soviéticos usando mísseis terra-ar SA-2 Dvina.

O piloto, capitão Francis Gary Powers, contrariando ordens da Central Intelligence Agency (CIA) de se matar, acabou capturado e exibido como trófeu em Moscou antes de ser trocado por espiões russo detidos em território norte-americano.

Embora seja dedicados a missões de pesquisa, o ER-2 é similar a seu irmão militar, exigindo um complexo esquema para sua operação em solo.

Por ter seu trem de pouso montado apenas na estreita fuselagem, e outras características operacionais singulares, o U-2 (ER-2) exige ser escoltado por um carro veloz durante seu pouso. Nos EUA, ele costuma ser acompanhado por um Corvette.

Além disso, na decolagem, as rodas montadas nas asas são soltas (ejetadas) logo após a aeronave deixar o solo.

Atualmente, o U-2 (ER-2) é a aeronave tripulada com maior teto operacional, voando acima dos 80.000 pés, obrigando o piloto a utilizar um traje espacial e respirar oxigênio puro para suportar o ambiente de voo.

Embora a NASA não tenha confirmado o motivo da escala, o Consulado dos Estados Unidos da América (EUA) informou que o pouso técnico serviu para reabastecimento e manutenção preventiva da aeronave e foi motivado pela localização geográfica e pelas condições operacionais do terminal aeroviário recifense.

O avião da Nasa deve ficar na capital pernambucana até a próxima sexta (26), quando decola às 5h em direção à Namíbia, na África.

Imagens: NASA



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto