Jatos Northrop F-5EM do 1º GAVCA ganham adesivagem comemorativa
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Aire (Portugués) >

Jatos Northrop F-5EM do 1º GAVCA ganham adesivagem comemorativa

F5EM 10anos
|

Após serem modernizados e completarem 10 anos de serviço nessa condição, dois exemplares do caça Northrop F-5EM Tiger II, operacionais no 1º Grupo de Aviação de Caça, receberam tail-art alusivos a data.

A arte aplicada como adesivo mostra o Tigre (Tiger) e as bolachas do Esquadrão Jambock (1º/1º GAVCA) e do Esquadrão Pif-Paf (2º/1º GAVCA), unidades aéreas que operam os caças F-5EM em esquema de rodízio a partir da Base Aérea de Santa Cruz (RJ).

“O F-5EM modernizado representou um salto para a Aviação de Caça. Após dez anos, esse salto se tornou uma transição normal para os novos pilotos provenientes das unidades que voam o Embraer A-29 Super Tucano. Até a chegada dos novos Gripens, os F-5EM permanecerão a ponta da lança da FAB, prontos para responder qualquer necessidade de defesa aérea”, explicou o comandante do 1º GAVCA, tenente-coronel aviador FAB Rubens Gonçalves.

Em outubro de 2006, o 1º Grupo de Aviação de Caça recebeu seu primeiro F-5EM modernizados.

Esse trabalho foi realizado pela Embraer em parceria com a AEL Sistemas e outras empresas contratadas.

O avião, que foi completamente revitalizado estruturalmente, recebeu o radar FIAR Griffo F, enlace de dados com criptografia (DATA-LINK), sistema de contramedidas eletrônicas (RWR, Chaff e Flare), mira montada no capacete (HMD - Helmet Mounted Display do tipo TARGO), mais o míssil de médio alcance BVR DERBY (guiamento por radar ativo) e curto alcance WVR Python IV (direcionamento infravermelho).

O jato manteve apenas um dos canhões M39 Pontiac de 20 mm.

O espaço do segundo canhão foi ocupado por instrumentos associados ao novo radar.

O Grupo de Caça vem aperfeiçoando a doutrina e as táticas de combate participando de exercícios operacionais internacionais como a Red-Flag (realizados nos Estados Unidos), a Cruzex (Brasil) e Salitre (Chile).

Esse ano, os caças F-5EM foram empregados na defesa aérea do País durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, onde completaram a marca significativa de 20 mil horas de voo no 1º GAVCA.

Imagens: 1º GAVCA / Roberto Caiafa



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto