Airbus entrega mais uma aeronave SAR a FAB
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Empresas (Portugués) >

Airbus entrega mais uma aeronave SAR a FAB

O SC-105 SAR ao lado de um A400M Atlas, na fábrica da Airbus Military em Sevilha. Fotos: FAB
|

A Força Aérea Brasileira (FAB) recebeu na última sexta-feira sexta-feira, 16 de junho, mais um exemplar da aeronave SC-105 Amazonas equipada para busca e salvamento.

A cerimônia de entrega ocorreu na fábrica da Airbus Military em Sevilha (Espanha), e contou com a presença do Ministro de Defesa, Raul Jungmann, do comandante da Força Aérea Brasileira, tenente-brigadeiro do ar Nivaldo Luiz Rossato, e tripulantes (oficiais e graduados) responsáveis pelo deslocamento do avião.

Antes do retorno ao Brasil, onde será operada pelo Esquadrão Pelicano (2º/10º GAv), sediado na Ala 5, em Campo Grande (MS), o SC-105 participará do Paris Air Show 2017, em Le Bourget, iniciando a seguir um tour de demonstrações por países da Ásia e América do Norte (Japão, Coreia do Sul, EUA e Canadá).

Segundo o gerente do projeto na Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), major-aviador Fabio Affonso da Silva “É gratificante entregar ao operador exatamente o que foi planejado, atingindo todos os objetivos. O coroamento desse esforço é ver uma tripulação preparada, treinada por nós e pela Airbus Military, e capaz de operar o avião com habilidade e segurança”, ressalta.

O major-aviador Leonardo Machado Guimarães, chefe de operações do 2º/10º GAv, afirma que a nova aeronave representa um upgrade nas atividades do Esquadrão Pelicano. “O avião foi planejado e customizado com um aparato de novas tecnologias específicas de missões SAR, o que deverá com certeza aumentar a operacionalidade da unidade”.

Dentre os equipamentos a bordo da nova aeronave, o radar AESA com abertura sintética, o imageamento por infravermelho e a integração de sistemas são os maiores destaques.

Possuir essas tecnologias permitirá ao Esquadrão Pelicano operar diuturnamente em qualquer condição climática por longos períodos de tempo, de forma rotineira.

O radar tem capacidade de monitorar em 360 graus e simultaneamente até 640 alvos em um raio de 200NM (370 km).

Esse moderno sensor pode detectar alvos tão pequenos quanto um bote e acompanhá-los em movimento na superfície com até 75kts (139 km/h).

Além disso, pode captar imagens com resolução de até um metro quadrado dentro de uma área de 2,5km x 2,5km.

O sistema eletro-óptico infravermelho, que permitirá operação 24 horas, tem a versão mais recente da câmera FLIR (Forward Looking Infra-Red).

Além de registrar imagens coloridas, pode aproximá-la em 18 vezes e operar em ambiente de baixa luminosidade.

O modo de operação em que o sensor de infravermelho é usado conta ainda com zoom de 71 vezes e funciona detectando o contraste termal, ou seja, por diferença de temperatura. Ele consegue gerar uma imagem independente de luz ambiente. O sistema pode gravar até 6 horas de imagens.

Imagens: Agência Força Aérea / Airbus Military



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto