Fim da MINUSTAH para as Forças Armadas do Brasil
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Brasil (Portugués) >

Fim da MINUSTAH para as Forças Armadas do Brasil

El Escuadrón Corsario transportó a miles de militares brasileños a Haití en 13 años de Minustah. Foto: FAB.
|

A data de 31 de agosto de 2017 transformou-se em um marco histórico para as Forças Armadas brasileiras: depois de mais de 13 anos, esse foi o último dia de atividades na Missão das Nações Unidas para Estabilização do Haiti (MINUSTAH).

Embora a data oficial de término seja 15 de outubro, definida em abril deste ano por decisão unânime do Conselho de Segurança da ONU, a desmobilização do contingente brasileiro começou na sexta-feira (01/09).

A partir desta data, os militares não irão mais às ruas e a segurança será exercida pela polícia local.

Na noite do último dia de agosto (uma quinta feira), ocorreu solene formatura em Porto Príncipe, Capital do Haiti, com a presença de comandantes militares e do Ministro da Defesa, marcando o término da participação brasileira.

Raul Jungmann agradeceu aos peacekeepers e disse que o Haiti, agora, tem condições de perseguir seu desenvolvimento econômico e social. “Soldados, provedores da paz: os senhores ergueram o nome do Brasil a um novo patamar, elevaram o reconhecimento que a todos nós muito orgulha”, reforçou o ministro.

Desde junho de 2004, cerca de 37.500 militares brasileiros se revezaram na missão, que ganhou outros contornos em 2010, quando um terremoto de grandes proporções – sete graus na escala Richter – deixou 315 mil mortos. Entre eles 22 brasileiros e, desses, 18 militares que atuavam na MINUSTAH.

Ajuda que vem do céu

A Força Aérea Brasileira (FAB) atuou no Haiti desde o início da missão, realizando o revezamento das tropas – que no caso do Brasil, acontece semestralmente - e o transporte de suprimentos para atender ao batalhão brasileiro.

Ao longo destes 13 anos, foram mais de 12 mil horas voadas em prol da missão de paz.

Logo após o terremoto, que ocorreu em 12 de janeiro de 2010, criou-se uma “ponte aérea entre Brasil-Haiti”, segundo relembra o brigadeiro Mozart de Oliveira Faria, que hoje é comandante da Ala 11 (Rio de Janeiro) e, à época, era piloto do Esquadrão Corsário (2º/2º GAV). "Nos primeiros seis meses após a tragédia, foram contabilizados 219 voos nesse apoio, um verdadeiro esforço de guerra”, afirma o brigadeiro.

Nessa mesma época, também foi enviado ao país um Hospital de Campanha da FAB, que permaneceu em solo haitiano por cinco meses e realizou 11 mil atendimentos.

Desde 2011, aproximadamente 300 militares da Infantaria da Aeronáutica também atuaram no Haiti, compondo as tropas.

Segundo o chefe da Subchefia de Segurança e Defesa do Comando de Preparo (COMPREP), brigadeiro de Infantaria Luiz Cláudio Topan, as lições aprendidas com o Haiti já foram colocadas em prática nas missões de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) em que houve participação da FAB.

Alguns exemplos são os Jogos Olímpicos Rio 2016 e a intervenção federal no Espírito Santo, durante a greve da Polícia Militar. “Tivemos pleno sucesso naquilo que a gente pretendia no Haiti. As metas foram 100% atendidas”, afirma o Brigadeiro Topan.

Imagens: Força Aérea Brasileira/Guido Berger



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto