menú responsive
AMÉRICA | Defensa
-/5 | 0 votos

Aeronaves KC-390, C-130, C-97 e C-105

Brasil implanta seu potencial aéreo para distribuição de 4,6 milhões de vacinas

Embraer KC-390. Foto: MD

Embraer KC-390. Foto: MD

20/01/2021 | Belo Horizonte

Roberto Valadares Caiafa

A Força Aérea Brasileira (FAB) desdobrou suas aeronaves KC-390 Millennium, o C-130 (Hercules), o C-97 (Brasília) e o C-105 (Amazonas) no início da distribuição de cerca de 4, 6 milhões de vacinas contra Covid-19 a 11 capitais do país e o município amazônico de Tabatinga, localizado na fronteira com Peru e Colômbia.

Nessa primeira etapa, a aeronave da FAB vai transportar 22 toneladas de cargas, o que representa um terço de todo o esforço logístico planejado para abastecer os estados com as doses com as quais se pretende conter o avanço da pandemia.

Os primeiros estados a receber as injeções são Acre, Rondônia, Amazonas, Roraima, Amapá, Piauí, Ceará, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Goiás, além do Distrito Federal.

Os aviões da FAB seguirão nesta segunda-feira os seguintes percursos: O C-130 seguirá para Guarulhos, Brasília, Manaus, Boa Vista, Porto Velho e Rio Branco. Enquanto dois aviões C-97 decolarão de Manaus para Macapá-AP e Tabatinga-AM.

Já o KC-390 sairá de Guarulhos com destino a Goiânia, Teresina e Fortaleza. Por fim, o C-105 passará por Florianópolis e Campo Grande, a partir de Guarulhos.

Início da vacinação

 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) do Brasil autorizou, no último domingo, o uso das duas primeiras vacinas contra o coronavírus disponíveis no território brasileiro: a do laboratório Sinovac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a China, e a de Oxford-AstraZeneca, cujo primeiro lote ainda não foi trazido da Índia em um avião fretado pelo Ministério da Saúde.

Na prática, a medida permitiu o início da vacinação no Brasil. O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, anunciou que a campanha nacional de vacinação começaria hoje, quarta-feira, 20, mas acabou antecipando o processo para a tarde da última segunda-feira.

 

 © Information & Design Solutions, S.L. Todos los derechos reservados. Este artículo no puede ser fotocopiado ni reproducido por cualquier otro medio sin licencia otorgada por la empresa editora. Queda prohibida la reproducción pública de este artículo, en todo o en parte, por cualquier medio, sin permiso expreso y por escrito de la empresa editora.

ENVÍO DE LA NOTICIA A UN AMIGO
Correo electrónico
Tu nombre
Mensaje