Brasil implanta seu potencial aéreo para distribuição de 4,6 milhões de vacinas
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Defensa (Portugués) >

Brasil implanta seu potencial aéreo para distribuição de 4,6 milhões de vacinas

Avión Embraer KC-390. Fotos: Ministerios de Defensa y de Salud de Brasil
|

A Força Aérea Brasileira (FAB) desdobrou suas aeronaves KC-390 Millennium, o C-130 (Hercules), o C-97 (Brasília) e o C-105 (Amazonas) no início da distribuição de cerca de 4, 6 milhões de vacinas contra Covid-19 a 11 capitais do país e o município amazônico de Tabatinga, localizado na fronteira com Peru e Colômbia.

Nessa primeira etapa, a aeronave da FAB vai transportar 22 toneladas de cargas, o que representa um terço de todo o esforço logístico planejado para abastecer os estados com as doses com as quais se pretende conter o avanço da pandemia.

Os primeiros estados a receber as injeções são Acre, Rondônia, Amazonas, Roraima, Amapá, Piauí, Ceará, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Goiás, além do Distrito Federal.

Os aviões da FAB seguirão nesta segunda-feira os seguintes percursos: O C-130 seguirá para Guarulhos, Brasília, Manaus, Boa Vista, Porto Velho e Rio Branco. Enquanto dois aviões C-97 decolarão de Manaus para Macapá-AP e Tabatinga-AM.

Já o KC-390 sairá de Guarulhos com destino a Goiânia, Teresina e Fortaleza. Por fim, o C-105 passará por Florianópolis e Campo Grande, a partir de Guarulhos.

Início da vacinação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) do Brasil autorizou, no último domingo, o uso das duas primeiras vacinas contra o coronavírus disponíveis no território brasileiro: a do laboratório Sinovac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a China, e a de Oxford-AstraZeneca, cujo primeiro lote ainda não foi trazido da Índia em um avião fretado pelo Ministério da Saúde.

Na prática, a medida permitiu o início da vacinação no Brasil. O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, anunciou que a campanha nacional de vacinação começaria hoje, quarta-feira, 20, mas acabou antecipando o processo para a tarde da última segunda-feira.



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto