Elbit Systems fornecerá a Gana 11 veículos blindados guarani fabricados no Brasil
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Empresas (Portugués) >

Elbit Systems fornecerá a Gana 11 veículos blindados guarani fabricados no Brasil

O Guarani 6x6. Foto: Roberto Caiafa
|

A israelense Elbit Systens anunciou que, na semana passada, assinou um contrato para o fornecimento inicial de 11 viaturas blindadas transporte de pessoal (VBTP) 6×6 Guarani com o Governo da República do Gana, localizada na África ocidental.

Esta foi mais uma venda do tipo governo a governo, similar a feita com as Filipinas.

Estas viaturas serão fabricadas pela Iveco Defence Vehicles, em sua unidade de Sete Lagoas (MG), e serão equipadas com sistemas de armas remotamente controladas (SARC), similar ao REMAX, que serão fabricadas pela Ares Aeroespacial e Defesa.

Fontes em Gana informaram que o parlamento da nação africana aprovou US $ 86,1 milhões em empréstimos do governo para financiar a aquisição de 19 veículos blindados através da empresa Elbit Land Systems de Israel.

A empresa fornecerá nove veículos de combate de infantaria (IFVs) 8 × 8 equipados com torres operadas remotamente Elbit Systems UT30 de 30 mm.

O pedido também inclui onze IFVs 6 × 6 (VBTP-MSR 6x6 Guarani) adequados para operações de reconhecimento sendo equipados com estação remota de armamento.

Segundo essas mesmas fontes em Gana existiria um acordo em vigor entre o Banco de Desconto de Israel e o Governo de Gana, com o negócio segurado pela Corporação de Seguros de Riscos de Comércio Exterior de Israel.

Uma linha de crédito de US $ 74 milhões foi combinada com um empréstimo comercial de US $ 12 milhões. O empréstimo, ao que tudo indica, foi aprovado e o negócio avançou da fase de negociação para a de aprovação parlamentar.

Não haviam informações claras sobre os tipos de veículos a serem adquiridos até há poucos dias, mas é público que a Elbit Systems oferece vários modelos provenientes de fabricantes de equipamentos originais, como por exemplo o Sentinel 8 × 8, baseado no STK Terrex 2 projetado pela ST Kinetics de Cingapura, ou a VBTP-MSR 6x6 Guarani, fabricada no Brasil pela Iveco Defense Vehicles.

Os parlamentares ganenses disseram em sessões parlamentares recentes que o objetivo da compra desses veículos é ajudar o exército nacional a lidar com o potencial terrorismo, contrabando de pessoas e outras ameaças à segurança ao longo da fronteira norte com Burkina Faso.

A aquisição também vai permitir os militares de Gana concluírem o demorado estabelecimento de dois novos regimentos blindados a serem baseados em Sunyani e Tamale.

O site Oficial do Exército de Gana (Forças Armadas) lista como equipamentos atualmente operativos três VBR Cascavels EE-9, 24 Ratel-90s com canhão de 90 mm, 15 Ratel-20s com canhão de 20 mm, quatro Piranhas com canhão de 25 mm, cinco Type-05Ps com canhão de 25 mm, e 46 veículos blindados Piranha 8x8 da primeira versão.

Imagens: Roberto Caiafa



Recomendamos

Lo más visto