O grupo francês Thales participou, pela primeira vez, do Fórum de Investimentos Brasil 2018, realizado entre os dias 29 e 30 de maio em São Paulo (SP).
Com discurso de abertura proferido pelo presidente Michel Temer, o fórum reuniu representantes governamentais e da iniciativa privada, líderes políticos, empresariais, acadêmicos e de mídia, distribuídos em diversos painéis que abordam a posição do Brasil como ator estratégico na economia global e um dos principais destinos de investimentos estrangeiros diretos.
O evento destacou, também, oportunidades de investimento em setores estratégicos da economia brasileira, como infraestrutura, energia, agronegócios, construção, tecnologia e inovação, indústria de defesa.
Thales e Brasil, uma parceria sólida.
“É um enorme reconhecimento para a Thales participar de um evento cujo principal objetivo é contribuir para o desenvolvimento do Brasil. Nosso compromisso com o país e com o avanço da indústria local envolve a garantia do tráfego aéreo, onde temos mais de 70% de participação de mercado dos radares instalados; a promoção da capacidade industrial; a transferência de tecnologia; e o estabelecimento de parcerias regionais para expandir a capacidade de empresas nacionais”, Ruben Lazo*, vice-presidente para América Latina.
Como fruto de um relacionamento de longo prazo com todas as forças armadas no Brasil, a Thales possui atualmente mais de 26 Produtos e Serviços de Defesa Estratégica (PED).
Os resultados de mais de 100 milhões de euros investidos na última década no Brasil podem ser conferidos na inauguração de cinco importantes departamentos da Thales no País.
O Centro de Radares, um centro de excelência para produção de radares de controle do tráfego aéreo; o Centro de Sonares, para a manufatura e fabricação de sonares e equipamentos navais; o Centro de Serviços, para manutenção, reparo e revisão de todos os radares da Thales instalados no país; e o Centro de Desenvolvimento de Software para aviônicos, todos estão localizados em São Bernardo do Campo, onde está a subsidiária brasileira da Thales, a Omnisys.
O Centro de Tecnologia Espacial (Thales Alenia Space), que apoia o programa do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações (SGDC), está baseado no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP).
Outro exemplo do compromisso da Thales com o Brasil está no acordo de parceria que a companhia assinou em 2017 com a Embraer.
A parceria prevê a cooperação entre as empresas na composição de novas soluções de radar para controle de tráfego aéreo através da sinergia de portfolios para os mercados doméstico e internacional.
A Transferência de Tecnologia (ToT) também é um assunto importante para a Thales, que tem como objetivo apoiar ativamente o desenvolvimento da Indústria Espacial Brasileira.
A companhia compartilha conhecimento de ponta com cinco empresas brasileiras, permitindo-lhes expandir e melhorar suas capacidades e competitividade.
Na última década a Thales e a FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) – programa de subsídio econômico para apoiar o desenvolvimento tecnológico – investiram mais de R$ 50 milhões em nove projetos aeroespaciais, de defesa e espaciais.
Uma medida da importância dessa parceria, boa parte dos radares produzidos no Brasil e exportados foram desenvolvidos em projetos fomentados pela FINEP.
Imágenes: Roberto Caiafa / Thales
*Ruben Lazo, vice-presidente da companhia para a América Latina, fez parte da sessão “Parcerias estratégicas como instrumento para alavancar investimentos no setor da defesa”, ao lado de representantes do Ministério da Defesa, Boeing, Embraer Defesa, SAAB AB e Norinco Group.