FAB realiza primeiro lançamento de bombas inteligentes com carga explosiva real
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Aire (Portugués) >

FAB realiza primeiro lançamento de bombas inteligentes com carga explosiva real

LizardA 1.
|

(Infodefensa.com) São Paulo - A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou no estande de tiro de Saicã, localizado a 120 km de Santa Maria (RS), o primeiro lançamento de bombas inteligentes com carga explosiva real. Empregou-se na ocasião meia dúzia de bombas BAFG 230 (Baixo Arrasto de Emprego Geral) e seu similar padrão MK-82 (227 kg) dotadas de kits de guiamento laser Lizard fornecido pela israelense Elbit Systems. Todas as bombas foram lançadas a partir de aviões de ataque A-1 AMX, sendo que três delas eram inertes.

Esse tipo de armamento permite que alvos sejam atingidos com elevado índice de precisão mesmo quando lançadas a distâncias maiores do que as normalmente praticadas mediante o uso de bombas “burras”, ou seja, sem sistema de guiamento e aletas de planeio. As bombas inteligentes minimizam os riscos que os pilotos estão sujeitos durante as missões e reduzem bastante os danos colaterais que afetam a população e instalações civis na área de conflito. Uma Aeronave Remotamente Pilotada (ARP) RQ-450 Hermes do 1°/12° GAv, Esquadrão Hórus, também fornecida pela Elbit, gravou todas as ações de lançamento e impacto das armas.

Segundo o tenente-coronel Clauco Fernando Vieira Rosseto, comandante do 3°/10° GAv, Esquadrão Centauro, os ensaios executados em Saicã são resultado de quatro anos de trabalho e preparação. A unidade, baseada em Santa Maria, desenvolve a doutrina de emprego desses armamentos em conjunto com o 1°/10° GAv, Esquadrão Poker, e com o 1º/16º GAv, Esquadrão Adelphi, todos equipados com aviões de combate A-1 AMX.



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto