Finlandesa Patria visita o Brasil de olho em blindados 8x8 para o Exército
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Brasil (Portugués) >

Finlandesa Patria visita o Brasil de olho em blindados 8x8 para o Exército

WhatsApp Image 2021 11 08 at 22.34.56
|


Uma delegação empresarial finlandesa, liderada pelo ministro do Comércio e Desenvolvimento da Finlândia, Ville Skinnari, e contando com a importante presença do vice-presidente da Divisão de Veículos da PátriaJanne Räkköläinen, entre outras autoridades do país, está visitando o Brasil esta semana.

A delegação oficial foi recebida primeiramente pelo Ministro das Relações Exteriores, o diplomata Carlos França.

WhatsApp Image 2021 11 08 at 22.34.31

A visita coincide com a realização pelo Governo Brasileiro do leilão do 5G, cujo edital prevê, entre outras coisas, a construção de uma rede privada de uso exclusivo do governo, incluindo aí comunicações militares criptografadas. 

No início deste ano, uma delegação multiministerial brasileira, liderada pelo Ministro das Comunicações, Fabio Faria, visitou a Finlândia para discutir o assunto.

Em Brasília, a agenda da delegação finlandesa inclui encontros com representantes do Ministério da Defesa, Marinha do Brasil, Gabinete de Segurança Institucional, Ministério das Comunicações, Ministro da Justia e Segurança Pública, ANATEL e Telebras. 

O grupo também visitará associações setoriais e empresas da Base Industrial de Defesa (BID) em São Paulo e São José dos Campos.

Patriaamv8x8

Como noticiado anteriormente por Infodefensa em primeira mão, o Patria Group está participando da disputa dos veículos blindados 8x8 do Exército Brasileiro com o AMV XP 8x8 Tank Destroyer. 

A empresa também fornece soluções nas áreas naval, de comando e controle, aviação e segurança cibernética.

Rede Governamental 5G

O ministro da Finlândia da Cooperação para o Desenvolvimento e Comércio Exterior, Ville Skinnari, esteve em São Paulo, nesta segunda-feira (08/11), e revelou o interesse da Finlândia em participar da implantação da rede privativa do governo brasileiro.

Segundo comunicado do Ministério das Comunicações do Brasil, o assunto foi abordado durante reunião com Artur Coimbra, secretário de telecomunicações do Ministério. 

A implantação da rede privativa da administração federal está prevista para 2022, e dependerá de equipamentos fornecidos por empresas que cumpram diversas restrições previstas no edital do 5G. 

A chinesa Huawei, por exemplo, está fora desta disputa, pois não teria atendido aos requisitos impostos pelo edital. 

Já a Finlândia é sede de importantes empresas fabricantes de equipamentos, como a Nokia, e que estão no páreo.

Coimbra afirmou que “o governo da Finlândia deixou claro que quer apoiar a realização de pilotos do 5G Standalone no Brasil para demonstrar o uso da tecnologia e para permitir também a expansão para outras regiões da América Latina”.

VBC CAV 8x8 e SISFRON em pauta

Nesta segunda-feira (08/11) também aconteceu uma reunião entre o Comando de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército e representates da empresa de Defesa finlandesa Pátria para discutir o Programa Estratégico do Exército SISFRON e oportunidades de colaboração em guerra eletrônica e segurança cibernética, áreas onde empresas finlandesas como a Pátria possuem expertise reconhecida mundialmente.

O vice-presidente da divisão de veículos da Pátria, Janne Räkköläinen, deverá se encontrar nesta terça-feira (09/11) com o Secretário-geral do Ministério da Defesa, Sérgio José Pereira. 

Patria AMV XP Tank Destroyer

AMV XP 8x8 Tank Destroyer

Em pauta, a oferta da Pátria para a concorrência VBC CAV 8x8 do Exército Brasileiro, que inclui um amplo e completo pacote de transferência tecnológica. 

Ao longo da semana, Räkköläinen deverá cumprir extensa agenda de encontros com representantes de empresas integrantes da Base Industrial de Defesa brasileira para alinhar o estabelecimento de alianças estratégicas tendo como pano de fundo a concorrência do VBC CAV 8x8.

Nesta terça-feira, segundo agenda informada pela Delegação Finlandesa, deverá ocorrer também a assinatura de memorando de entendimento (MOU) focado em segurança cibernética com o Gabinete de Segurança Institucional do Governo Federal brasileiro, e o estabelecimento de uma Carta de Intenções com o Ministério das Comunicações focado em Comunicao Crítica de Autoridades Públicas.

Desde 2015, a Finlândia já é protagonista de um Acordo de Cooperação em Defesa assinado com o Ministério da Defesa brasileiro.




Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto