Airbus A-330 do Brasil vai receber esquema de pintura cinza e revisão (Check C) será na Jordânia
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Brasil (Portugués) >

Airbus A-330 do Brasil vai receber esquema de pintura cinza e revisão (Check C) será na Jordânia

A330 br CAPA
A Força Aérea Brasileira deverá contar com dois Airbus A-330 MRTT nos próximos anos (Imagem: Roberto Caiafa)
|

O comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), brigadeiro Carlos de Almeida Baptista Jr, postou na sua conta do Twitter informações sobre o recebimento e deslocamento do primeiro Airbus A-330 da FAB, ex-Azul Linhas Aéreas, para ser revisado (Check C overhull ) na Jordânia. 

A escolha de um local tão distante do Brasil foi motivada pela falta de datas em MRO´s mais próximos para a realização dessa tarefa no prazo determinado pela FAB. 

Também surgiram dúvidas sobre qual seria o esquema de pintura a ser adotado nos dois aviões.

 COxx27V

Este será o visual definitivo dos A-330-200 da FAB (Arte: Comando da FAB)

Infodefensa buscou essa informação com a Força Aérea e e tivemos a conirmação, a pintura que os dois Airbus A-330 irão ostentar é a mesma mostrada anteriormente em uma arte publicada pelo comando da FAB.

Os dois aviões, quando forem enviados para Getafe, na Espanha, onde serão convertidos para a versão MRTT, serão equipados com pods aerodinâmicos para reabastecimento em voo probe and drogue (sonda e cesto), um em cada ponta de asa, capazes de extender mangueiras flexíveis preparadas para fluir grande quantidade de combustível no menor tempo possível, diminuindo ao máximo o perigoso tempo de contato entre as aeronaves reabastecedoras e os "clientes" a serem reabastecidos.

FS2cC1lXoAczGqU

O pod de reabastecimento na ponta da asa direita de um Airbus A-330 MRTT (Imagem: Roberto Caiafa)

Outra dúvida recorrente no tema A-330 brasileiro é a lança de reabastecimento da linha central traseira da fuselagem, pois erroneamente a maioria pensa que essa lança só serve para receptáculos de contato, mas na verdade ela também pode ser operada com a cesta flexível para sondas.

Observem a imagem  de um jato de reabastecimento KC-135FR francês, ele possui a lança, similar a do A-330-MRTT, porém com cesto (drogue), compatível com aeronaves francesas.

O par de A-330 MRTT brasileiros terão exatamente esse mesmo arranjo na lança central.

Caiafa KC135FR

A lança dos A-330 brasileiros terá esse mesmo arranjo dos KC-135FR franceses (Foto: Roberto Caiafa)

Para as operações de reabastecimento podem ser atendidos até três clientes simultaneamente, se caças, e aeronaves maiores uma por vez, preferencialmente usando a posição central que é mais estável. 

Outra importante mudança operacional, no Airbus A-330, o operador de reabastecimento em voo realiza sua missão em um moderno console de sistemas na cabine de voo, junto ao restante da tripulação, ergonomicamente sentado em uma confortável cadeira segura.

Câmeras posicionadas na parte traseira da aeronave mostram todo o procedimento de reabastecimento, e a fuselagem inferior traseira dos aviões possui um engenhoso sistema de sinais luminosos de baixa intensidade que servem como referências de alinhamento e distância para os "clientes", especialmente com turbulência ou mal tempo, a noite.

Quando estiverem convertidos e operacionais, essa dupla de aeronaves ficará responsável por todos os deslocamentos estratégicos da Força Aérea, dentro e fora do território brasileiro, apoiando a frota de caças Gripen ou executando missões de caráter humanitário.

A330 gripen

Fotomontagem: Roberto Caiafa



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto