Brasil exibe as capacidades de sua Arma de Engenharia na operação Azul Turquesa 2022
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Brasil (Portugués) >

Brasil exibe as capacidades de sua Arma de Engenharia na operação Azul Turquesa 2022

|

A Confraternização Azul Turquesa, surgida como uma partida de futebol entre os integrantes dos Cursos de Engenharia da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) e da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO), ganhou maior vulto com o passar dos anos e hoje ocorre em paralelo, a Operação Azul Turquesa, que é uma demonstração das capacidades únicas da Arma de Engenharia do Exército Brasileiro.

Na edição 2022, os cadetes do 1º ano da AMAN assistiram a uma apresentação de todo o material empregado pela Arma de Engenharia, com destaque para a primeira aparição oficial de duas viaturas blindada engenharia Guarani 6x6 equipadas com os implementos Pearson Engineering Lâmina e Escavadeira. 

Snapshot 686

A VBE Guarani 6x6 com o implemento Escavadeira, da Pearson Engineering (Imagem: Portal IR3)

Essas viaturas estão sendo submetidas a testes e avaliações rigorosas e brevemente irão reforçar as capacidades em diversas unidades da Arma de Engenharia pelo País.

Também foram apresentados os mergulhadores/escafandristas e seus equipamentos especializados, a Viatura Blindada Especializada Lançadora de Ponte ou “Biber”, que lançou uma ponte e fez a travessia, a Viatura Blindada Especializada Engenharia ou “Dachs” (ambos sobre lagartas), e o sistema lança pontes modular Improved Ribbon Bridge (IRB), que utiliza caminhões pesados 8x8 Tatra FORCE T-815-7.

Snapshot 687

O Tatra FORCE T-815-7 lança os módulos da Improved Ribbon Bridge ou IRB (Imagem: Portal IR3)

Essa pontes modulares são essenciais para garantir a mobilidade das brigadas blindadas suportando o peso de carros de combate e veículos/peças de artilharia, além dos caminhões que transportam a infantaria e sua logística.

Durante a apresentação, uma equipe de engenharia executou a montagem em minutos de um pontão de travessia modular (passadeira) transportado e entregue no local como carga enganchada por um helicóptero HM-4 Jaguar da Aviação do Exército. Completada a tarefa, militares fizeram a travessia pelo pontão, superando assim um obstáculo do terreno e demonstrando a importância da Arma de Engenharia.

Snapshot 688

Helicóptero HM-4 Jaguar da AVEX realiza a "entrega" da passadeira que vai ser montada em minutos (Imagem: Portal IR3)



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto