Ministra da Defesa na África do Sul revela possível parceria industrial estratégica com brasileira Embraer
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Defensa (Portugués) >
Acordo iminente

Ministra da Defesa na África do Sul revela possível parceria industrial estratégica com brasileira Embraer

A parceria envolveria a fabricação e reparo de aeronaves na África do Sul e investimentos financeiros do governo sul-africano em sua indústria aeroespacial
Capa africa do sul
Modelos da Embraer. Imagem: Embraer.
|

A Ministra da Defesa e Veteranos Militares da África do Sul, Sra. Thandi Modise, afirmou em discurso perante o Comitê de Carteira do Parlamento sobre Defesa e Veteranos Militares, na capital Cidade do Cabo, que pretende anunciar brevemente uma parceria com o maior grupo aeroespacial e de defesa do Brasil, a Embraer e sua divisão Embraer Defesa e Segurança

Segundo a ministra, a parceria envolveria a fabricação e reparo de aeronaves na África do Sul, o que demandaria novos investimentos financeiros do governo sul-africano na sua combalida indústria aeroespacial e de defesa, bastante afetada por uma crise sem precedentes. Questionada posteriormente sobre essas declarações pela imprensa local, a ministra não deu mais detalhes. Essa parceria seria destinada a atender demandas da South African National Defense Forces ou Sandf.

MinThandiModise1A Ministra da Defesa e Veteranos Militares da África do Sul, Sra. Thandi Modise. Foto SANDF

A Embraer é a terceira fabricante mundial de aviões comerciais, especializada em modelos com 150 assentos ou menos. É também, no setor civil, um grande produtor de jatos executivos e aeronaves agrícolas. Na defesa , seu portifólio inclui o A-29 Super Tucano, moderno turboélice de ataque leve e aeronave de treinamento avançado, e a aeronave de transporte aéreo e reabastecimento ar-ar KC-390 Millenium

A gigante aeroespacial brasileira também fabrica caças monoplaces Gripen E e está tendo um papel significativo no desenvolvimento da versão biplace Gripen F, sob licença da empresa sueca SAAB (aeronave biplace é exclusiva para a Força Aérea Brasileira, até o momento). Atua também na área de eletrônica de defesa, com destaque para sistemas radares como o M200 Vigilante, e no setor espacial através da Visiona.

Embraer presenta el Saber M200 Vigilante, el nuevo radar de defensa aérea de BrasilO protótipo do radar M200 Vigilante em desenvolvimento. Foto: Roberto Caiafa

Antes de se referir à brasileira Embraer, Modise afirmou que a indústria de defesa local era importante para a África do Sul . “Estamos buscando parcerias com indústrias de outros países como uma estratégia para reviver o grupo industrial de defesa estatal Denel ”, disse ela.

Sobre a Armscor, agência de aquisição, alienação e pesquisa e desenvolvimento em defesa do país , a ministra disse que a estatal está em recuperação e que o governo sul-africano (do qual faz parte) será "obrigado" a investir mais em pesquisa e desenvolvimento tecnológico de defesa e no desenvolvimento da propriedade intelectual.

Segundo Modise "O objetivo principal das parcerias é renovar os meios das Sandf, especialmente embarcações navais (oportunidade Emgepron) e aeronaves de transporte aéreo (KC-390), bem como criar uma Força de Reação Rápida (A-29 Super Tucano), entre outras prioridades. 

"Um novo e futuro documento da Política de Segurança Nacional da África do Sul está sendo redigido neste momento, e deverá ser apresentado ao Gabinete de Governo sul-africano em 2024. Esse documento deverá ajudar substancialmente a concretizar essas aquisições e parcerias pretendidas", finaliza a ministra sul-africana.

Embraer seleciona Aeroplex para apoiar futura aeronave húngara KC-390



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto