Airbus e FAB assinarão conversão de dois KC-30 em MRTT em dezembro
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Sistemas (Portugués) >

Airbus e FAB assinarão conversão de dois KC-30 em MRTT em dezembro

Após obras de modificação, os aviões voltarão a operar no Brasil em meados de 2026 e final de 2027
MRTT Brasil
|

A Força Aérea Brasileira (FAB) espera concluir um acordo com a Airbus Defence & Space antes do final de 2023, para iniciar o processo de conversão de dois bimotores KC-30 (A330-200) na configuração de transporte-tanque multi-missão ou MRTT.

Introduzidas em serviço em julho e novembro de 2022, respectivamente, os KC-30 de fuselagem larga estão atualmente sendo usados para transporte de pessoal militar e comitivas presidenciais, dentre outras importantes missões.

A FAB, após formalizar o contrato, deverá entregar a primeira aeronave em Getafe, na grande Madrid, no primeiro trimestre de 2025, e a segunda, no final de 2026. 

Caiafa MRTT 7A linha de conversão em Getafe, especialista em MRTT. Foto: Roberto Caiafa

Após o trabalho de modificação, os aviões, agora com a chancela MRTT, serão devolvidos ao uso operacional no Brasil em meados de 2026 e ao final de 2027.

Esses dois exemplares utilizarão pods de reabastecimento do tipo probe and drogue (cesto e sonda), um sob cada ponta de asa, para apoiar em rota caças Northrop F-5M, Saab Gripen F-39E/F e AF-1 Falcão (Aviação Naval), caças bombardeiros Embraer A-1 AMX, transportes táticos KC-390 Millennium, turboélices C-105 Amazonas SAR e mesmo helicópteros de grande porte H-36 Caracal (H-225M).

Configurados como MRTT, essa dupla de KC-30 conferem uma mínima capacidade estratégica IFR de longo alcance a Força Aérea, além de atuarem como aeronaves de transporte de pessoal, cargas, suprimentos ou em missões humanitárias dentro e fora do território brasileiro.

598316Getafe esta localizada na área urbana de Madrid e recebe diversas aeronaves Airbus por ano. Foto: Roberto Caiafa

A Modernidade MRTT em Getafe

Infodefensa visitou em Getafe, na Espanha, a unidade industrial da Airbus Defence and Space responsável por realizar a conversão de aeronaves Airbus A-330 em transportes reabastecedores militares MRTT (Multi Role Tanker and Transporter), no final de 2022. 

Foi possível observar o complexo trabalho de engenharia realizado em cada setor da aeronave: fuselagem, asas, superfícies de controle, interior, trens de pouso, cockpit, etc. Também foi demonstrado a reportagem o Simulador de reabastecimento ar-ar MRTT, utilizado para fins de instrução e formação de operadores de reabastecimento em voo.

Caiafa MRTT 1


Após a conversão, a capacidade REVO será entregue por dois pods Cobham 905E nas asas, capazes de transferir 1.300 quilos de combustível por minuto. 

Estes são os mesmos equipamentos usados pelo Embraer KC-390 quando configurados como reabastecedores aéreos. 

O KC-30 tem autonomia de 14.000 quilômetros, mais do que suficiente para fazer o trajeto direto entre Brasília e Washington, sem necessidade de paradas técnicas para reabastecimento.

Caiafa MRTT 3


A depender da configuração o KC-30 tem capacidade de voar diretamente do Brasil à China, segundo aviadores militares. 

Trata-se do maior avião já operado pela FAB e os dois exemplares entregues foram comprados da Azul Linhas Aéreas em abril de 2022 por cerca de 80 milhões de dólares.

A configuração brasileira também deverá incluir uma capacidade de evacuação médica sofisticada compreendendo uma unidade de terapia intensiva para dois pacientes e seis estações de cuidados leves para dois pacientes em cada uma, mais as instalações de dutos, tubulações e válvulas do sistema de oxigênio medicinal, dentre outros acessórios.

52567309746 9c6150244d co O MRTT pode apoiar 4 caças Gripen em missões fora da base transportando todo o pessoal e material. imagem: Roberto Caiafa



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto