Força Aérea Brasileira inicia estudo para implementar mais um esquadrão de caças F-39 Gripen em Anápolis
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Aire (Portugués) >
Incorporação

Força Aérea Brasileira inicia estudo para implementar mais um esquadrão de caças F-39 Gripen em Anápolis

Atualmente, o caça SAAB Gripen é operado apenas pelo 1º Grupo de Defesa Aérea na Base Aérea de Annapolis (BAAN)
F 39 Gripen 3 768x522a
|

A mais poderosa base aérea da América do Sul, Anápolis, vai receber um importante adendo.

O Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER) determinou, por meio da Portaria EMAER Nº 10/6SC2, a constituição de um Grupo de Trabalho com o objetivo de elaborar uma Diretriz de ativação do Núcleo do 1º/4º GAV “Esquadrão Pacau” na Base Aérea de Anápolis (BAAN), previsto para acontecer no dia 29 de julho de 2024. 

Esse tempo será usado para selecionar os militares que irão compor o GT, assim como para a elaboração de um plano de ação que atenda a essa demanda.

Pacau manaus caiafaAté sua desativação em 2021, o Pacau operava caças F-5EM/FM a partir de Manaus. Firma: Roberto Caiafa

O caça SAAB Gripen é operado atualmente apenas pelo pelo 1º Grupo de Defesa Aérea, a partir da Base Aérea de Anápolis (BAAN).

O 1º GDA é, por tradição, uma unidade de defesa aérea (interceptação, superioridade aérea, domínio do ar). 

Segundo alguns militares com experiência de voo nos caças da Força Aérea Brasileira ouvidos por Infodefensa, a recriação do Pacau em Anápolis surpreendeu aos que acreditavam que a unidade a ser reativada seria o 1º/16ºGAV -  Esquadrão Adelphi, que teve suas atividades encerradas em 2016 quando voava caças táticos Embraer A-1 AMX

Outra novidade, os comentários nos bastidores sobre um possível direcionamento do Pacau para a execução de missões ar-solo, enquanto o 1º GDA manteria seu perfil tradicional ar-ar.

Como o SAAB F.39E Gripen é um caça multifuncional e multimissão, o fato é que os esquadrões estarão aptos a executar quaisquer missões demandadas pelo Alto-Comando da Força Aérea, independente das vocações e/ou tradições de A ou B. 

Para os pilotos Gripen, o que importa é a missão.

F 39 Gripen 3 768x522

Transcrição Documento

SEÇÃO I – ESTADO-MAIOR DA AERONÁUTICA

I – GRUPO DE TRABALHO – CONSTITUI

PORTARIA EMAER Nº 10/6SC2, DE 5 DE MARÇO DE 2024.

O CHEFE DO ESTADO-MAIOR DA AERONÁUTICA, no uso das atribuições que lhe conferem os incisos XVIII do Art. 4º e II do Art. 20 do ROCA 20-5 “Regulamento do Estado-Maior da Aeronáutica”, aprovado pela Portaria GABAER nº 552/GC3, de 28 de agosto de 2023, resolve:

Art. 1º Constituir Grupo de Trabalho (GT) com o objetivo de elaborar uma Diretriz de ativação do Núcleo do 1°/4° GAV na Base Aérea de Anápolis (BAAN) no dia 29 de julho de 2024.

Extrato doc




Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto