Defesa Cibernética é discutida em seminário
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Defensa (Portugués) >

Defesa Cibernética é discutida em seminário

0 Foto Jorge Cardozo MD 11
|

(Infodefensa.com) São Paulo – Seminário promovido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e realizado na Escola de Administração Fazendária (Esaf), em Brasília (281), “apresentou o programa Expresso V3, uma plataforma de software que simplifica a colaboração em grupos, otimiza a execução e aproxima a comunicação entre indivíduos e negócios das empresas”. De acordo com o material divulgado na ocasião “a arquitetura do Expresso V3 foi projetada com significativos avanços tecnológicos e possui integração com aplicações externas”.

Na cerimônia de abertura na Esaf, o ministro da Defesa Celso Amorim anunciou a “criação de um grupo de trabalho que terá como meta conceber o projeto de criação da Escola Nacional de Defesa Cibernética”. A escola terá por objetivo principal a formação de profissionais para atuarem neste segmento que, segundo o próprio ministro, tem sido importante para a defesa nacional.

Amorim afirmou também que desde os primeiros dias do ano vem participando, com outros ministros, “de reuniões com a presidenta Dilma Rousseff, para tratar da atuação das Forças Armadas e das policias federal, estaduais e municipais no âmbito da Copa do Mundo Fifa 2014. O ministro esclareceu que o comando será centralizado e terá por objetivo estabelecer mecanismos para a tomada de decisões rápidas, permitindo agilidade na proteção de estruturas críticas como centrais hidrelétricas ou refinarias de petróleo, dentre outros alvos".

O seminário foi aberto pelo diretor-geral da Esaf, Alexandre Mota, que destacou a importância do debate sobre o tema para o serviço público. Ainda na conferência, o presidente do Serpro, Marcos Mazoni, falou acerca da discussão do modelo no âmbito das Forças Armadas (Defesa Cibernética). O encontro teve a participação dos comandantes da Marinha, almirante Julio Soares de Moura Neto; do Exército, general Enzo Martins Peri; e da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito.

rc/ceh

Foto: Jorge Cardozo/Ministério da Defesa



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto