menú responsive
AMÉRICA | Empresas
-/5 | 0 votos

Centro Experimental Aramar

A turbina do primeiro submarino nuclear do Brasil bate testes de stress

submarino brasil (Gyno Marcomini )

12/05/2015 | São Paulo

Roberto Caiafa

O Centro Experimental Aramar (CEA), parte do Centro Tecnológico da Marinha do Brasil em São Paulo (CTMSP), localizado em Iperó (SP), realizou com sucesso o teste de funcionamento da turbina de propulsão do primeiro submarino nuclear brasileiro, denominado SN-BR Álvaro Alberto. Aramar é responsável pelo ensaio dos sistemas do conjunto de geração de energia e propulsão do SN-BR (reator). A turbina de propulsão, movida por vapor gerado pelo calor oriundo da fissão nuclear, abastece o gerador de energia elétrica usado no motor do submarino. A turbina do gerador elétrico atingiu a velocidade de 3.593 RPM (rotações por minuto) durante teste de esforço máximo com seis horas de duração, onde foram alcançadas temperaturas de até 240°C.

Na ocasião, e pela segunda vez, foi aprovada a graxa especial desenvolvida com tecnologia italiana pela brasileira Lubrotec Quimica, de Indaiatuba (SP). Esse lubrificante foi concebido para funcionar com dispositivos mecânicos

Contenido gratuito disponible para suscriptores

 

Si todavía no se ha suscrito, pinche aquí, el registro es totalmente gratuito. En caso contrario, introduzca sus datos:

 © Information & Design Solutions, S.L. Todos los derechos reservados. Este artículo no puede ser fotocopiado ni reproducido por cualquier otro medio sin licencia otorgada por la empresa editora. Queda prohibida la reproducción pública de este artículo, en todo o en parte, por cualquier medio, sin permiso expreso y por escrito de la empresa editora.

SÍGUENOS EN

APPS

ENVÍO DE LA NOTICIA A UN AMIGO
Correo electrónico
Tu nombre
Mensaje