menú responsive
AMÉRICA | Empresas
-/5 | 0 votos

Primeira visita da nova aeronave de transporte militar a sede da Embraer

Protótipo do KC-390 pousa em São José dos Campos

KC 390 low Semedo Netto

08/02/2016 | São Paulo

Roberto Caiafa

O Programa KC-390 segue com o desenvolvimento do protótipo PT-ZNF, e na última segunda feira registrou um marco, o primeiro pouso do novo transporte militar na sede da Embraer em São José dos Campos, onde a empresa surgiu para o mundo e são fabricadas, entre outras aeronaves, os E-Jets da aviação comercial.

Os funcionários da unidade recepcionaram a aeronave visitante, que permaneceu em solo por algumas horas antes de decolar e retornar a Gavião Peixoto, unidade industrial da Embraer Defesa & Segurança, responsável pelo avião. 

Segundo fontes próximas ao programa, o segundo protótipo deverá juntar-se em breve a campanha de voos de ensaios e homologação do tipo.

O primeiro voo do KC-390 ocorreu em 3 de fevereiro de 2015 em Gavião Peixoto. Desde então uma extensa e intensa atividade vem mantendo o primeiro protótipo constantemente no ar. Os afccionados assinantes de serviços como Flight Radar acompanham os voos online pela internet, a informação rapidamente sendo disseminada pelas redes sociais.

Esse tem sido o padrão até o momento, já que a Embraer Defesa & Segurança não se pronuncia oficialmente sobre os avanços do projeto há algum tempo.

Reportagem da TV Brasileira registrou a passagem do novo jato de transporte por São José dos Campos (clique aqui)

O KC-390 está sendo desenvolvido pela EDS para cumprir missões de transporte e lançamento de cargas e tropas, reabastecimento em voo de caças, outras aeronaves de transporte, ISR, AEW&C e no solo, evacuação Aeromédica (UTI móvel, remoção de feridos), transporte de cargas paletizadas ou veículos leves e médios. ajuda humanitária, lançamento a baixa altura (LAPES - Low Altitude Parachute Extracting System), lançamento de cargas e paraquedistas em todas as altitudes, operação em pistas não pavimentadas e curtas e combate a incêndios florestais, existindo ainda a possibilidade de serem desenvolvidas versões para fins não militares.

Anunciado pela primeira vez na feira de materiais de defesa Latin America Aero & Defence (LAAD), no Rio de Janeiro no ano de 2007, o KC-390 teve na edição de 2009 do mesmo evento a confirmação formal do lançamento do programa.O tipo está equipado com dois motores turbofan Pratt & Whitney, modelo IAE V2500-E5, com empuxo de 31 330 lbf (139 400 N) cada. Utiliza a tecnologia fly-by-wire em sua aviônica e tem capacidade para transportar até 23 toneladas de cargas variadas.

Imagem abertura: Alberto Semedo Neto / Aviação na Web

Imagens artigo: Youtube Ministério da Defesa e EDS

 © Information & Design Solutions, S.L. Todos los derechos reservados. Este artículo no puede ser fotocopiado ni reproducido por cualquier otro medio sin licencia otorgada por la empresa editora. Queda prohibida la reproducción pública de este artículo, en todo o en parte, por cualquier medio, sin permiso expreso y por escrito de la empresa editora.

SÍGUENOS EN

ENVÍO DE LA NOTICIA A UN AMIGO
Correo electrónico
Tu nombre
Mensaje